×
Loading ...

Ideias para paredes de cozinha e modelos de disposição para azulejos de parede

Atualizado em 20 julho, 2017

A cozinha é o coração da casa e, desta forma, muitas vezes reflete um estilo aconchegante e acolhedor. Uma maneira de ajudar a ter uma cozinha convidativa e aconchegante, e fazer a limpeza de forma mais fácil, é aplicar azulejos nas paredes, principalmente nas áreas próximas à pia e ao fogão. Há várias formas de dispor os azulejos que lhe permitirão criar uma parede que reflita seu estilo pessoal.

Há muitas opções para a disposição dos azulejos da sua cozinha (kitchen utensils image by Victor M. from Fotolia.com)

Espinha de peixe

Uma disposição que cria um efeito visual interessante na parede é o modelo espinha de peixe. Para esse tipo de disposição, utilize azulejos retangulares, como os azulejos de 7,5 x 15 cm. Neste modelo, um azulejo é colocado na horizontal e o azulejo seguinte é colocado perpendicular ao primeiro, criando um desenho diagonal em formato de seta. Para esse estilo, escolha azulejos de uma cor só ou duas cores complementares, como preto e branco ou amarelo e vermelho. Se você optar por usar duas cores, lembre-se de usar uma cor para todas os azulejos horizontais e outra cor para os verticais.

Loading...

Diagonal

Outra ideia para a disposição dos azulejos da sua cozinha é o uso de azulejos quadrados aplicados na diagonal, criando um efeito de diamante. Esta ideia funciona bem tanto para azulejos de cores sólidas como àqueles com desenhos ou marmoreio. Você também pode usar mais de uma cor para este tipo de disposição. Por exemplo, escolha quatro ou cinco cores sólidas e crie listras diagonais seguindo esse modelo.

Xadrez

Outro tipo de disposição que usa azulejos quadrados é o xadrez. Para esse modelo, escolha azulejos quadrados em duas cores sólidas complementares, como azul royal ou vermelho e branco ou azul claro e amarelo suave. Os azulejos são dispostos em linhas com cores alternadas para criar um efeito de xadrez.

Listras verticais

Em vez de dispor azulejos retangulares em linhas horizontais, considere a criação de listras verticais para adicionar altura à sua parede. Este modelo funciona melhor com azulejos de cores sólidas, e você pode misturar várias cores complementares, como o azul, verde e amarelo para criar listras.

Pastilhas para mosaico

Outra maneira de dispor seus azulejos e criar uma parede visualmente atraente é incluindo pastilhas para mosaico. Muitas vezes colocadas acima do fogão, há milhares de modelos de pastilhas à sua escolha, de motivos campestres a desenhos de alimentos e bebidas. Escolha uma pastilha que funcione bem com o seu esquema de cores e estilo da sua cozinha.

Azulejos texturizados

Se um modelo estampado mais ousado não faz seu estilo, você pode optar por colocar azulejos texturizados em várias pontos da sua parede para dar um toque interessante. Por exemplo, se você optou por usar azulejos retangulares dispostos na horizontal, considere interromper o padrão com um azulejo quadrado em um acabamento de cobre, bronze, ouro ou prata para adicionar profundidade ao seu design.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...