Mais
×

Ideias para pintar a casa com textura de camurça

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Imagine-se dando às suas paredes a aparência suave, quente, da camurça com uma tinta que imita essa textura -- sem precisar de ferramentas especiais ou habilidades extras. O processo básico requer duas aplicações; dependendo das ferramentas e cores que você usar, o efeito final poderá variar de suave e sutil a profundamente texturizado e dramático. A tinta camurça funciona tão bem em todas as paredes de um cômodo quanto em uma parede focal ou mesmo em listras ou em conjunto com lambris.

Dependendo da aplicação, a tinta camurça pode dar um efeito suave ou dramático (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Técnica básica de camurçado

Na técnica básica mostrada nas instruções do rótulo, você passa a primeira demão da tinta com um rolo, deixa-a secar e aplica a segunda demão da mesma cor com um pincel, em um movimento cruzado para dar-lhe a textura da camurça. Usar um pincel de 7,5 cm ou 10 cm dará um efeito mais sutil. Um pincel menor rende mais textura e revela as áreas que aparecem claras e escuras.

Aplicação de duas cores

Usar a tinta camurça na primeira e na segunda camadas não é sempre necessário. Tente passar uma primeira demão de tinta sem textura de uma cor com uma tonalidade mais clara ou mais escura do que a tinta camurça. A loja de tintas pode fazer misturas criando uma cor personalizada de tinta para você. Uma vez que traços da primeira camada aparecerão através do acabamento acamurçado, o efeito será mais bidimensional do que se passar duas demãos com o mesmo produto.

Parede de destaque

A tinta camurça, como a maioria das tintas especiais, pode ser um pouco cara. Pintar uma parede de destaque, um ponto focal, ainda confere um ar dramático da cor, sem o custo da pintura de um cômodo inteiro. Ela está disponível em uma ampla gama de cores. Escolha uma cor rica que ecoe outra cor na sala, como o estofamento de couro marrom "café-expresso", ou um tom peculiar de um obra de arte pendurada na parede, ou de almofadas.

Texturas complementares

Como a tinta camurça dá um visual suave para a parede, ela pode ter um ar particularmente dramático quando usada em conjunto com lambris lustrosos ou com rodapés pintados. Fica especialmente bom se o rodapé for mais largo que o padrão de 7,5 ou 10 cm.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article