×
Loading ...

Ideias de pintura para balaústres de escada

Um balaústre é a estrutura da escada que sustenta o corrimão. As duas partes, o corrimão e a fileira de pequenas pilastras, são coletivamente conhecidas como balaustrada. A balaustrada oferece uma função importante de segurança que ajuda a evitar quedas e, por esse fim utilitário, muito frequentemente é ignorada pelo design de interiores. Entretanto, a balaustrada não precisa ser sem graça. Com um pouco de tinta e criatividade, você pode transformá-la em um belo detalhe decorativo.

Uma balaustrada proporciona segurança e beleza a escadas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Efeito "ombré"

Crie um efeito ombré na balaustrada pintando cada suporte vertical de uma cor um pouco mais escura conforme sobe a escada. Conte o número de balaústres na escada e divida-o por três para saber de quantas cores precisará. Se forem 21, por exemplo, você precisará de sete cores de tinta. Começando na base da escada, pinte os primeiros três suportes e o corrimão de branco. Os três seguintes, pinte de uma cor um pouco mais escura, e, os três próximos, de uma terceira cor. Repita o processo até o topo da escala. Dependendo dos detalhes do restante do cômodo, você pode usar uma cor intensa para transformar a balaustrada em um ponto focal ou cores sutis em um quarto que já está bem decorado.

Loading...

Efeito alternante gráfico

Para criar um efeito gráfico, pinte a balaustrada de branco e preto. Comece com o corrimão e pinte-o de preto ou branco. Se tiver um número ímpar de balaústres, pinte os dois primeiros de preto, os dois seguintes de branco e siga alternando até o fim da escada. Se o número for ímpar, alterne as cores de um em um. Esse efeito funciona melhor em casas com design moderno e minimalista por enfatizar as formas da escada.

Efeito detalhado

Se sua balaustrada for ornada com detalhes talhados, realce-os com uma cor diferente do restante da peça. Pinte a base e o topo do balaústre de branco e o centro de uma cor clara. Crie linhas claras isolando cada um com fita enquanto pinta para não manchar.

Efeito de dois tons

Se seu cômodo for cheio de detalhes, faça a balaustrada se destacar sem deixá-lo atulhado pitando o corrimão de uma cor e os balaústres de um tom um pouco mais escuro. Outra opção, se quiser fazer os suportes se destacarem mais do que o corrimão, é pintar o corrimão com o tom mais escuro e os suportes no tom mais claro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...