Mais
×

Ideias para pintura na parede da sala de aula

Atualizado em 23 março, 2017

Os alunos passam a maior parte do tempo na sala de aula, e seu ambiente pode ter um grande impacto no desempenho. Criar um espaço confortável e convidativo é importante, especialmente para estudantes nas séries pré-escolares e do começo do ensino fundamental. O que se faz com a parede da sala depende apenas de você e da administração da escola, e existem várias ideias únicas para trabalhar.

Decore as paredes da sala de aula para torná-las mais interessantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cores básicas

Se você não planeja usar um mural ou outro tipo de ideia mais complexa, escolher a cor certa pode ajudar a manter as crianças calmas e focadas. Tons claros e frios podem acalmar os alunos e mantê-los focados, enquanto pintar a parede da frente com uma cor um pouco mais clara irá chamar atenção. Você pode dar um passo além para combinar cada parede com sua atividade. Os alunos jovens podem reagir bem a cores mais brilhantes, de acordo com a planejadora educacional Kathie Engelbrecth, dos Estados Unidos.

Mural de fantasia

Algumas salas não possuem grandes janelas e podem dar uma sensação claustrofóbica. Você pode atenuar esse problema com um pouco de trabalho, desenhando com os alunos uma cena de fantasia. Peça que eles desenhem coisas simples nos papeis, do tipo que eles gostariam de ver pela janela. Ajude-os a esboçar essas ideias nas paredes e use o trabalho em equipe para pintar o mural.

Impressão de mãos

Se você ensina em uma escola de ensino fundamental, coletar as impressões das mãos é uma forma interessante para marcar a passagem do tempo. Os alunos em cada sala mergulham suas mãos em tinta acrílica, atóxica, e depois colocam-nas na área designada na parede. Depois, eles podem assinar os nomes. Depois de algumas aulas, você terá a impressão de vários alunos, que podem voltar de tempos em tempos e ver se a mão ainda se encaixa.

Murais temáticos

Se você tiver tempo para pintar, e um pouco de talento artístico, fazer um mural para a sala é um método único para manter os alunos engajados. A cada intervalo de alguns meses, pinte um novo mural que simbolize a próxima área de estudo. Por exemplo, se você estiver ensinando sobre o espaço, pinte um mural espacial com planetas, cometas e estrelas. Quando chegar o tempo de ensinar sobre o fundo do mar, mude o mural para formas de vida marinhas. Peça ajuda aos alunos, se desejar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article