Casa

Ideias de pinturas para móveis antigos

Escrito por margaret morris | Traduzido por ana carolina fernandes

Com a grande variedade de técnicas de acabamento disponíveis, você pode transformar um móvel antigo em um tesouro único. Use estêncil em uma peça recém-pintada para dar um encanto pitoresco e acentue com um acabamento "craquelado", ou experimente com revestimentos postiços que normalmente são usados em paredes, como couro, camurça ou tijolo.

Outras pessoas estão lendo

Estêncil

Pinte os móveis com uma camada de base ou primer, aplique duas demãos e deixe que sequem completamente. Use o estêncil de forma a valorizar o mobiliário sem sobrecarregá-lo. Em vez de escolher um grande desenho que cubra a maior parte da superfície disponível, tente usar um ou dois menores que deixem algum espaço sem decoração entre eles. Não se esqueça das pernas em mesas, cadeiras, banquetas e bancos. Você pode aplicar desenhos entrelaçando cipós e folhas sobre eles ou usar qualquer projeto que se encaixe. Você pode até mesmo pintar o nome de uma criança nas pernas de uma cadeira pequena, trabalhando de baixo para cima. Para a cômoda de uma criança, use letras para pintar os nomes dos conteúdos de cada gaveta, então adicione uma imagem estampada. Gavetas identificando "meias", "blusas" e assim por diante será um pouco trabalhoso, mas muito prático. Escovas de espuma e rolinhos funcionam bem para aplicar a pintura. Eles são baratos e podem ser descartados após o uso. Para melhores resultados, trabalhe com um pincel quase seco, ao invés de encharcá-lo com tinta.

Craquelagem

Craquelagem é uma técnica popular para dar um aspecto envelhecido aos móveis fazendo com que pequenas rachaduras se formem na superfície da pintura. Se você está trabalhando com uma peça mais antiga, pode enfatizar a idade do mobiliário. No mais recente, ela pode fornecer um contraste interessante entre as linhas modernas da peça e a aparência antiga do acabamento. Use um kit pront, ou compre pintura e o material para acabamento craquelado separadamente. Aplique a camada de base, deixe secar e, depois, aplique o acabamento craquelado de acordo com as instruções da embalagem.

Aplique um acabamento "falso"

Use um acabamento de couro falso em uma mesa de trabalho desgastada. Aplique duas demãos de base, permitindo que sequem. Aplique esmalte de couro sintético de acordo com as instruções do fabricante. Use uma ferramenta de pontilhar e uma escova sobre o esmalte ainda úmido para dar a aparência de couro. Faça um tampo de mesa de mármore falso. Aplique esmalte mármore em dois tons da mesma cor. Misture uma tonalidade de tinta com esmalte claro e água e aplique sobre a superfície. Enquanto o primeiro tom ainda está molhado, misture o segundo com esmalte claro e água e aplique. Misture em redemoinho os dois tons juntos para dar à peça uma aparência marmorizada. Pincele levemente a superfície de esmalte úmido em um padrão cruzado com uma escova amaciante. Quando o esmalte secar por completo, adicione veias aleatoriamente usando um pincel pontiagudo com tinta cinza ou branca. Aplique um acabamento de falsa seda a assentos de cadeiras na sala de jantar. Deixe que a camada de base seque, em seguida, misture partes iguais de esmalte de seda e esmalte metálico em um tom que complemente a camada de base. Aplique o esmalte e arraste um pincel de cerdas finas por ele para dar a aparência de tecido de seda.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media