Mais
×

Ideias de pisos em cerâmica para salas de estar

Atualizado em 23 março, 2017

Para qualquer um que já tenha olhado para um carpete surrado e se perguntado se há uma alternativa mais limpa, o piso de cerâmica pode ser a resposta. Além de os revestimentos de cerâmica durarem por anos com manutenção mínima, eles também podem resistir ao ataque do dia a dia familiar. É perfeito para famílias em movimento e as famílias com animais de estimação. Usada sozinha ou como base para um bom tapete de área, a cerâmica é o piso de escolha para muitos proprietários ocupados.

Há muitas coisas a ser consideradas ao escolher o revestimento de piso de cerâmica (carreau image by Unclesam from Fotolia.com)

Cor

Houve uma época em que os azulejos brancos e em tons de marfim eram instalados principalmente em residências. Hoje, porém, os proprietários estão optando por cores mais profundas e mais bonitas. A cor escolhida irá definir o clima para seu ambiente, além de fornecer a cor primária que será usada. Famílias com crianças ou animais de estimação podem optar por um tom mais escuro, para esconder melhor líquidos derramados. Independentemente de suas necessidades práticas, lembre-se de escolher um tom que goste de observar, pois ele fará parte de sua casa nos próximos anos.

Tamanho

Apesar de azulejos de 25 cm quadrados ainda serem populares para paredes, a maioria dos proprietários opta por um de 30 cm x 30 cm, ou de 46 cm x 46 cm para pisos. Quanto maior o azulejo, maior precisa ser o nível da camada inferior de suporte, para evitar deformação ou rachaduras, e isso é especialmente importante em um ambiente tão movimentado quanto uma sala de estar. Caso esteja sentindo-se criativo e gostaria de adicionar um pouco de audácia, coloque pequenos pedaços de mosaico entre os azulejos maiores.

Tipo

Quase todos os revestimentos cerâmicos são de argila que é vidrada. Os acabamentos são de alto brilho, foscos e um pouco abrasivos e antiderrapantes. Não use o de alto brilho como piso, pois será fácil deslizar sobre ele. Em seu lugar, opte por um acabamento fosco ou antiderrapante.

Modelo

Existem dois modelos a ser considerados. Um deles é o padrão em espiral intrínseca ao ladrilho que você estiver pensando. Você gosta dos tons? Ele tem muitas informações ou é muito comum? Será que os diferentes tons funcionam com a paleta de cores que está sendo desenvolvida?

O segundo padrão envolve como os azulejos ficarão definidos. É possível mantê-los no método tradicional quadrado ou configurá-los em uma diagonal, acrescentando um pouco de interesse ao efeito global.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article