Ideias para o planejamento de um casamento lésbico

Escrito por frances hall | Traduzido por mayra chibante
Ideias para o planejamento de um casamento lésbico
Saiba como planejar o seu casamento lésbico (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

Parabéns! Planejar qualquer casamento é estressante e os lésbicos podem trazer um estresse extra devido ao reconhecimento legal e aos problemas familiares. Muitos aspectos devem ser considerados quando planejar seu próprio evento, mas a parte mais importante dessa organização é lembrar que você pode ficar o mais próximo possível de uma cerimônia tradicional, se você e sua futura parceira desejarem.

Reconhecimento legal

Decida se ter o seu casamento reconhecido legalmente é importante para você. Em 2011, a união homoafetiva foi reconhecida como entidade familiar, isto é, uma união estável. Assim sendo, no Brasil, as uniões homoafetivas como as entre homem e mulher possuem todos os direitos conferidos.

Reações

Esteja preparada para inúmeras reações. Tem ficado mais comum à pessoas apoiarem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas com frequência, as lésbicas não esperam receber parabéns de coração tão prontamente quanto seus parceiros do sexo oposto. Por exemplo, os convidados podem perguntar se a união é legal. Em casos como esse, informe-os sobre essa questão e deixe claro que você está se casando para celebrar o amor e o compromisso com a sua parceira na frente de seus amigos e família.

Cronograma

Comece a planejar um pequeno casamento com três a quatro meses de antecedência e um maior, com 100 convidados ou mais, entre 10 meses e 1 ano. É bom estabelecer a data antes e enviar cartões pedindo que os convidados não marquem nada para aquele dia, para que as pessoas possam se organizar e planejar ou simplesmente reservar a data antes de outros casamentos e eventos. Durante o planejamento, você escolherá o local, as flores, os trajes, os convites e a comida, além de reservar um fotógrafo e um padre, no caso de uma cerimônia religiosa.

Trajes

A vestimenta é um ponto particular de discórdia entre algumas lésbicas. Muitas usarão os mesmos tipos de vestidos que uma mulher heterossexual usaria, mas outras ficarão desconfortáveis com o vestuário tradicional de casamento. Seu evento não precisa ser algo formal, diminui-se o estresse nesse quesito. Contudo, é importante lembrar que esse tipo de festa é uma celebração do amor e compromisso entre você e sua parceira, por isso, a roupa deve se adequar ao seu jeito. Sinta-se livre para usar um vestido, um blazer feito sob medida, um terno ou até uma roupa de banho. Não há regras sobre o seu casamento.

Eventos relacionados

Alguns eventos relacionados aos casamentos envolvem amigos, familiares e outras pessoas, como o chá de cozinha e as despedidas de solteiro. Sua família pode não estar muito certa sobre como lhe guiar nessas situações, já que eles devem estar acostumados a uma estrutura homem/mulher. Eles podem perguntar sobre como você prefere, se convidam apenas você ou você e sua parceira, mas se não souberem, fique à vontade para dizer como se faz. Você pode preferir fazer esses eventos juntos ou separados -- qualquer jeito é adequado, desde que seja como vocês duas desejam. Algumas lojas já estão acostumadas a fazerem listas de presentes para festas homoafetivas. Quando for fazer a sua, deixe claro que é para um casamento. Se a funcionária da loja deixar a situação desconfortável, peça que outra pessoa ajude e deixe que os consumidores saibam disso.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível