×
Loading ...

Ideias para poesias românticas

Por que não ir além de chocolates e flores no próximo Dia dos Namorados, aniversário ou qualquer outro dia, e escrever um poema romântico para a sua amada? Um poema é pessoal, demonstra esforço e passa detalhes sobre a sua companheira. Com algumas dicas literárias, você não precisará ser o Shakespeare para expressar seus sentimentos em frases finamente trabalhadas.

A poesia é um presente atencioso (liebesgedicht image by Angelika Bentin from Fotolia.com)

Encontrando a sua inspiração

Começar um poema pode ser difícil, por isso, encontre uma fonte de inspiração para estimular a sua criatividade. Leia poemas de amor publicados, como Soneto 116 ou 18 de Shakespeare, "Como eu te amo?", de Elizabeth Barrett Browning e "Eu levo seu coração comigo", por E. E. Cummings. Use uma foto de você e da sua companheira juntos ou crie uma lista de lugares que vocês já visitaram para motivação.

Loading...

Escolhendo uma forma

Dependendo do esforço que deseja colocar nesse poema, você também pode considerar brincar com diferentes estruturas de poema. O soneto, composto de 14 linhas que rimam de 10 sílabas cada, foi considerado o poema de amor por excelência desde quando Petrarca escreveu o primeiro na Itália renascentista. Porém, quanto mais estruturado o seu poema, mais difícil será para escrever. A poesia livre, que não segue nenhuma estrutura preexistente, é a mais fácil de escrever.

Trabalhando as suas frases

Muitos poetas inexperientes tendem a produzir poemas ricos em emoção, mas pobres em originalidade. Evite escrever declarações clichês e desinteressantes como "O amor é como uma rosa" ou "Você é linda". Em vez disso, tente ser mais específico incluindo detalhes. Pense na cor ou textura do cabelo dela ou o seu maravilhoso perfume. Tente transmitir o toque da pele dela, ou por que ou de que forma ela é encantadora. Além disso, busque uma sutileza em vez escrever bruscamente uma ideia. Por exemplo, ao invés de escrever "Você é linda", descreva as características que a fazem ser assim.

Usando metáforas e imagística

As técnicas literárias, como a imagística e as metáforas, adicionam profundidade e riqueza à sua escrita. A imagística é a descrição detalhada de algo, por vezes chamada de "imagens visuais". Detalhe as cores, os sons e os pontos turísticos de um lugar ou de um objeto no seu poema, de modo que a leitora possa recriar a imagem na sua própria mente. A linguagem metafórica compara duas coisas que têm uma semelhança percebida. "O amor é uma rosa vermelha" é uma metáfora que aponta como o amor e as rosas são semelhantes. Considere o que a sua amada te faz lembrar.

Editando para a perfeição

Na poesia, menos é mais. Releia o seu poema e veja se é possível escrever qualquer frase de uma forma mais concisa. Se o seu poema for livre, divida-o em estrofes (parágrafos) onde quer que tenha introduzido um novo assunto. Nos poemas de forma livre, a pontuação é opcional. Use a pontuação para dar ênfase ou deixe-a de fora quando quiser que os versos fluam livremente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...