×
Loading ...

Ideias de portões rústicos para jardins

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há alguma coisa nos portões para jardins que os confere um tipo de charme rústico. Até mesmo se forem portões novos, às vezes é desejável que eles tenham um visual mais rústico. Existem diversas maneiras de fazer isso, dependendo do estilo exato que você esteja procurando.

Um portão de ferro forjado adquire um visual rústico à medida em que envelhece (Open Gate image by Natalie Smith from Fotolia.com)

Portões no estilo artesanal

O estilo artesanal é comumente adotado para a decoração de casas e muitas pessoas se atraem por ele pois incorporam linhas nítidas e materiais naturais. Se você quiser adotar tal estilo ou alcançar um visual artesanal, estenda-o também para o jardim, adicionando uma cerca ou portão neste estilo. Esse tipo de portão apresenta um telhado, uma pérgula ou um arco em seu topo e seu corpo é feito de ripas de madeira com espaços entre elas. Uma treliça adjacente ao portão, fornecendo um local para as vinhas subirem, é outra característica do estilo artesanal que adiciona um toque rústico.

Loading...

Portões simples de madeira

Outro estilo rústico é um portão simples de madeira em uma cerca do mesmo material. Ele pode ser construído como a cerca, com placas paralelas ou ripas, sem espaço entre elas. Outra opção é um portão aberto que permite que você veja do outro lado, com guarnição de madeira em sua volta e ripas cruzadas no meio. A parte superior do portão é geralmente mais decorativa e pode ser moldada com um ponto mediano e laterais inclinadas ou curvadas em qualquer um dos lados do ponto.

Portões de madeira com visual natural

Outro estilo de portão rústico popular é aquele feito de madeira que mantém o visual da árvore que o originou. A madeira escolhida é geralmente alguma que não descasque com facilidade, pois ela é deixada inteira e geralmente com a casca. Alguns desses portões são feitos de madeira ainda verde, o que dá ao seu topo um visual curvado enquanto preserva a aparência natural da árvore inteira. Você pode encontrar um marceneiro que construa um portão como esse, ou, se você for habilidoso, faça-o você mesmo.

Portões de ferro forjado e arame

Os portões de metal mais antigos possuem um estilo único. Quando novos, eles não poderiam ser considerados rústicos, mas sua aparência desgastada e enferrujada confere a aparência rústica. Esse tipo de portão funciona bem em uma cerca de madeira, em uma parede de pedra ou em uma cerca de metal que combine com seu visual. Ferros-velhos e construções derrubadas são bons locais para encontrá-los, mas você também pode comprá-los pela internet.

Ferragens rústicas

Dê a um portão novo um visual envelhecido e rústico, comprando ferragens nesse estilo para as dobradiças e fechos. Você pode até mesmo comprar pregos decorativos com cabeças revestidas que darão ao seu portão um aspecto rústico, mesmo que você tenha-o construído na semana anterior. Tais ferragens podem ser encontradas em madeireiras, em lojas de construção ou na internet.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...