Ideias de presentes para 100 anos de idade

Escrito por mark morris | Traduzido por isabel ferreira
Ideias de presentes para 100 anos de idade
O que dar para uma pessoa idosa (gift image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Um século de vida é um marco que merece ser celebrado. Os idosos não precisam somente do nosso tempo e atenção, mas nós temos muito a ganhar com sua experiência de vida e sabedoria. Escolher presentes que façam sentido para pessoas idosas pode ser difícil. Mas quando você vai até elas, percebe realmente que não são tão diferentes assim.

Presentes confortáveis

Mesmo com boa saúde, os centenários enfrentam desafios físicos diariamente. Presentes que os ajudem a lidar com problemas como a falta de visão ou a manutenção da temperatura corporal podem tornar suas vidas mais agradáveis.

Um cobertor elétrico pode ajudar a tornar os dias frios um pouco mais quentes. Escolha um de cor ou modelo brilhante para adicionar alegria.

Uma lupa grande e clara poderia ser um bom presente para um leitor. Obtenha uma com um suporte ou uma versão que prenda no livro para facilitar o uso.

Um par de fones amplificadores de som podem fazer música e televisão ficarem mais fáceis de aproveitar. Deixe os idosos ouvirem o que quiserem, desde o canto dos pássaros à conversas.

Presentes de tempo

O tempo é algo que a pessoa passa a apreciar mais à medida que envelhece. Gastar tempo com o seu centenário favorito significará muito para ele, e você poderá aprender algumas coisas.

Para os senhores que ainda podem sair, uma refeição fora com a família ou os amigos pode iluminar seu dia. Leve-o ao seu restaurante favorito e peça o que ele quiser.

Planeje uma festa. Convide família e amigos de todas as facetas da vida. Peça para os convidados virem preparados para compartilhar memórias do homenageado ou trazerem uma carta escrita dizendo o que ele significa. Certifique-se de incluir música e dança da sua juventude.

Compre uma edição especial do seu romance ou conto preferido e agende um horário para ler com ele. Certifique-se de agendar tempo suficiente para conversar antes e após a leitura. Ele vai apreciar você não estar tão apressado.

Celebrar memórias

Enquanto sua memória pode não estar muito boa, o idoso ainda irá gostar de relembrar. Crie presentes que tragam memórias passadas dos eventos especiais e pessoas que ele aprecia.

Reúna fotos e memórias armazenadas no sótão ou no armário e coloque-as em um álbum de fotografia. Se você sabe quem são as pessoas das fotos, escreva legendas. Ou, gaste um dia com ele escrevendo-as juntos.

Monte uma série de entrevistas e faça um áudio ou vídeo lembrando os acontecimentos da vida do aniversariante. Escreva as histórias mais divertidas e adicione fotos para ilustrar. Em seguida, use uma impressora em um lugar especializado para criar um livro encadernado.

Baixe ou compre coleções de programas de rádio antigos e músicas. O site Old World Radio (ver Referências) oferece MP3s gratuitos de vários clássicos. Grave-os em um CD ou compre um iPod e carregue-o com as musicas e shows favoritos.