Mais
×

Ideias de presentes para uma pessoa recém-operada

Atualizado em 20 julho, 2017

Após uma cirurgia, é provável que uma pessoa se sinta fatigada e que seu médico recomende um período de repouso, para que ela possa se recuperar do trauma da operação. Durante esse tempo, a vida pode ser diferente e muitas vezes mais difícil para o paciente em pós-operatório, dependendo da gravidade do procedimento. Existem vários presentes e serviços que podem ser ofertados a uma pessoa nesse estado para ajudá-la a se recuperar mais facilmente, tanto física como mentalmente.

A experiência pós-operatória pode ser exaustiva e difícil (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Almofada-abraço

Uma pessoa passa muito tempo na cama após uma cirurgia, especialmente se o procedimento for profundamente invasivo. Uma almofada-abraço, maior e mais alto que os travesseiros comuns, possui dois braços para dar apoio aos ombros e pode ser um ótimo presente, porque permite que o paciente se sente e aproveite atividades como a leitura. Opte por uma de cor mais escura, para que não fique com manchas aparentes.

Box de DVDs

A vida pode ser um pouco tediosa após uma operação, o que pode ser um desafio para pessoas que estão sempre ativas. Um dos fatores mais difíceis com os quais devem lidar é o excesso de tempo livre, mas estagnado, sem poder sair. Compre um box de DVDs de sua série de TV favorita, que a ajudará a passar o tempo enquanto estiver presa dentro de casa.

Bons programas de TV ajudam o paciente a evitar o tédio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Seu tempo

A maioria dos pacientes não consegue viver independentemente depois que saem do hospital e voltam para casa após uma cirurgia. Eles precisam de ajuda com tarefas domésticas, como cuidar de um animal ou pegar a correspondência, assim como para chegar ao banheiro e executar as atividades de higiene básica. Se você for próximo da pessoa, fique em sua casa por alguns dias e ajude-o a passar por esses primeiros dias, quando até sair da cama pode ser doloroso.

Seja o enfermeiro do seu amigo em recuperação (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Alimentação

Cada paciente terá necessidades diferentes no que diz respeito à dieta pós-operatória. Muitas vezes as medicações analgésicas podem dificultar a alimentação comum. Prepare as refeições recomendadas pelo médico. Por exemplo, se o paciente passou por uma cirurgia gástrica, só poderá ingerir alimentos líquidos ou em forma de purê. Ou, se a operação foi menos severa, surpreenda-o com uma cesta de presentes gourmet repleta de alimentos saudáveis e com propriedades medicinais.

Poupe a pessoa do esforço de cozinhar enquanto a mantém nutrida (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Seja um motorista

A vida pode desacelerar após uma operação, mas certamente não para. No entanto, se o paciente estiver sob o efeito de medicações pesadas para dor, não poderá operar um veículo. Faça o favor de ser seu motorista por uma semana ou duas. Leve-o às consultas médicas e quaisquer outros lugares aos quais ele precise ir enquanto ainda for incapaz de pegar no volante.

Leve a pessoa onde ela precisar ir (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article