Ideias para projeto de esqueleto

Escrito por hannah wahlig | Traduzido por rubia fernandes
Ideias para projeto de esqueleto
Projetos sobre o sistema esquelético dão aos alunos a oportunidade de explorar como o corpo funciona (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O esqueleto dá suporte e proteção vital para os órgãos internos do corpo e suas estruturas. Explore o intrincado mundo do sistema esquelético com uma variedade de projetos de esqueletos feitos para empreender os alunos em atividades interativas e manuais. Crianças pequenas, como as do jardim de infância, têm uma leve compreensão da forma e do papel do esqueleto, enquanto que crianças maiores estão prontas para investigações e análises mais profundas sobre o sistema.

Artesanato de esqueleto

Atividades manuais envolvendo o esqueleto apresentam a crianças menores o conceito de osso, sua estrutura, função e força. Mesmo crianças do jardim de infância podem começar um projeto de artesanato com macarrão, onde elas fazem um esboço do corpo humano com diferentes pedaços de macarrão seco. Encoraje os alunos a selecionar pedaços que sejam compatíveis com a forma e tamanho das diferentes partes do corpo, por exemplo, usando macarrão espaguete para fazer as costelas. Crianças mais velhas estão deslumbradas com o misterioso mundo dos dinossauros. Crie um projeto de fóssil onde os alunos coletam e limpam diferentes tipos de ossos de galinha e porco antes de pressioná-los em blocos de argila para fazer os fósseis. Complemente esta atividade com uma pesquisa sobre o que podemos aprender através dos fósseis de dinossauros. Para atividades menos científicas, use argila ou kits de artesanato para fazer crânios decorativos em comemoração ao Dia dos Mortos, um feriado mexicano que celebra os falecidos entes queridos e que acontece em 1º de novembro.

Sistema Esquelético humano

Projetos manuais e experimentos ilustram bem o mundo escondido que é o esqueleto humano. Investigue uma das funções primárias do sistema esquelético humano ao testar a força do osso. Um osso de galinha é relativamente forte quando dobrado, mas um osso de galinha imenso em vinagre perde seus depósitos de cálcio, resultando em ossos frágeis e quebradiços. Invente um projeto onde os alunos investiguem os efeitos do vinagre em ossos e determinem quais seriam as implicações para a construção de esqueletos humanos fortificados. Mesmo que todos os ossos sejam feitos dos mesmos elementos básicos e tenham basicamente as mesmas funções, algumas das maiores variações em ossos acontece na forma da articulação do osso. Peça para grupos de alunos selecionarem um tipo de articulação e imaginarem uma demonstração da articulação, com sua forma e função, juntamente com um réplica ou modelo artesanal da articulação. Por exemplo, um grupo investigando uma articulação pode trazer uma dobradiça de porta, enquanto um grupo que investiga a rótula pode demonstrar com outros artigos caseiros.

Tipos de sistema esquelético

Examinar o sistema esquelético de outros animais permite aos alunos fazer comparações entre as diferentes características do osso. Pelotas de coruja são os restos de pequenos roedores, pássaros e lagartos regurgitados que as corujas comem. Os ossos também são difíceis de digerir, então as corujas os vomitam juntamente com os restos dos animais. Disseque essas pelotas e peça aos alunos para identificar os tipos de esqueletos presentes no experimento, para tirar algumas conclusões sobre a alimentação das corujas. Uma ideia criativa de projeto é fazer pequenos grupos de alunos e atribuir a eles um animal ou grupo de animais, para ser comparado com os humanos no que se refere ao esqueleto. Por exemplo, um grupo pode comparar os esqueletos humanos aos dos gorilas, enquanto outro grupo compara os esqueletos humanos com os dos porcos. Outra opção é pedir aos alunos para comparar o sistema esquelético humano com outros grupos de animais como os mamíferos, peixes ou aves.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível