Mais
×

Ideias para projeto da feira de ciência: fóssil

Atualizado em 17 abril, 2017

Ideias para um projeto para feira ciência sobre fósseis podem variar dos processos de exploração, pelos quais fósseis são criados com materiais modernos para fazerem simulação de um fóssil verdadeiro. Fósseis consistem de restos de quaisquer organismos preservados em uma substância forte, como minerais ou rochas. Examinando fósseis, os cientistas podem verificar o clima e o ambiente em que viveu um organismo antigo, assim como ele se alimentava, se movimentava e se reproduzia. Se seu projeto exigir fósseis reais, use desenhos e fotografias para evitar ter que encontrá-los.

Crie fósseis com café moído para entender como a natureza faz um fóssil (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O mais fácil: simule um fóssil

Separe 1/2 xícara de café frio, 1 xícara de café em pó, 1 xícara de farinha, 1/2 xícara de sal, 1 tigela, 1 espátula, papel manteiga e um copo. Procure samambaias, conchas ou brinquedos que lembrem insetos ou pequenos animais. Misture o pó, a farinha e o sal na tigela. Misture o café frio até que forme uma massa. Achate-a no papel manteiga. Use o copo para cortar círculos na massa. Aperte as conchas, as samambaias ou os brinquedos nos círculos e, com cuidado, puxe-os de volta. Deixe seus fósseis secarem durante a noite. Pense no processo pelo qual marcas de plantas ou animais em fósseis reais são feitos em pedra e em como você criou um fóssil simples com sua própria massa.

Fácil: simule um combustível fóssil

Investigue por que o gás e o petróleo naturais são considerados combustíveis fósseis e a quantidade de tempo que eles demoram para ser formados. Separe três tipos diferentes de pão, como integral, branco e preto, minhocas de gelatina e uma pilha de livros pesados. Coloque as camadas de pão, que representam as diferentes camadas dos sedimentos terrestres, em cima de um papel toalha no chão. Acrescente algumas minhocas de gelatina, que representam os pequenos animais, no meio da camada de pão. Enrole a pilha de pão no papel toalha. Coloque a pilha de livros em cima do fóssil de pão, apertando o máximo que conseguir. Deixe o fóssil descansar durante a noite. Tire os livros e o desenrole no dia seguinte. Observe como as camadas de pão agora se juntam e o material animal se desbotou nos poros do pão. Pense em quanta pressão é necessária para criar combustíveis fósseis.

Moderado: procure por fósseis nas calçadas

Investigue marcas feitas por humanos ou animais no concreto. Pense que uma calçada consiste de conglomerados de calcário feitos pelo homem, ou de partículas coladas com carbonato de cálcio. Faça uma pesquisa na vizinhança para encontrar marcas de folhas, galhos ou itens que caíram e foram deixados no concreto molhado. Procure calçadas onde os pedestres ou ciclistas podem ter passado e deixado suas marcas. Use um mapa para anotar os locais onde estão os fósseis da calçada. Tire fotos ou desenhe as marcas, destacando suas característica mais notáveis. Estude imagens dos fósseis para juntar mais informações sobre o humano ou o animal. Pense na direção e na velocidade do movimento do organismo. Use uma caixa de areia para testar suas hipóteses. Recrie as pegadas do fóssil da calçada usando areia úmida e seca em uma caixa de areia.

Desafiador: plumadas

Compre plumadas ou procure-as em uma floresta perto da sua casa. Junte as plumadas, fórceps, uma tabela de ossos de plumada, lentes de aumento e tigelas. Coloque uma plumada em um papel toalha limpa e branca. Separe a plumada com cuidado em quatro partes usando o fórceps. Divida cada parte ao meio. Tire todos os pelos. Busque nas partes da plumada ossos ou fragmentos de ossos. Use o fórceps para colocar os ossos na tigela. Estude as características marcantes dos ossos para identificar o esqueleto do animal na tabela de ossos. Pense nos tipos de animais que servem de presa para as corujas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article