×
Loading ...

Ideias de projeto para feira de ciências sobre a poluição do ar

Atualizado em 20 julho, 2017

Se estiver procurando por um projeto para a feira de ciências, pense em um que fale sobre a poluição do ar. A quantidade de matéria particulada (poluição) no ar pode ser facilmente determinada usando detectores feitos em casa. Deixe esses detectores em uma área externa por um período de tempo, depois volte e conte as partículas. Uma miríade de experimentos relevantes para o mundo industrial de hoje pode ser feita em volta desse conceito básico.

Meça a poluição do ar com esses projetos para feira de ciências (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Crie um detector de poluição no ar

Se você tiver acesso a um microscópio, coloque uma camada fina de vaselina em uma lâmina. Se não tiver o microscópio, enrole um pequeno bloco de madeira em uma folha de papel alumínio ou papel filtro e cubra-o com a vaselina. Faça alguns furos em uma caixa de sapato (ou em algo parecido) e coloque a lâmina ou o bloco dentro para proteção. Deixe o detector do lado de fora e volte a olhar depois de dois dias. Você pode deixar por mais tempo se não conseguir ver os resultados. Leia o detector colocando as lâminas no microscópio e contando o número de manchas de diferentes tamanhos em uma certa área. Se estiver usando o bloco de madeira, procure lupas para ajudar na contagem.

Loading...

Compare a poluição com a queima de diferentes materiais

Escolha de quatro a seis materiais que as pessoas geralmente queimam. Alguns exemplos podem ser lenha, grama cortada, lenha ecológica e carvão. Queime cada um dos materiais a uma boa distância de um dos seus detectores de poluição pela mesma quantidade de tempo e em condições parecidas. Classifique os materiais de acordo com quanta matéria particulada eles liberam. Tire as conclusões.

Localize focos de poluição para diferentes regiões

Pense em locais que você acha que tenham mais ou menos poluição do que outros. Alguns exemplos são perto de ruas muito movimentadas, um parque ou próximo de uma fábrica. Deixe os detectores de poluição nesses lugares por um ou dois dias. Volte e meça os resultados. Compare suas informações com o que você sabe sobre o local em volta de cada detector para tentar determinar que fatores contribuem para a poluição do ar na sua região.

Compare a poluição com o tempo

Em muitas áreas urbanas, os problemas de poluição variam com a estação. Tente descobrir como o tempo afeta a poluição do ar colocando os detectores nos mesmos lugares todos os dias. Procure um jornal ou um site que informe a temperatura, a pressão barométrica e a velocidade do vento. Alguns jornais também mostram a qualidade do ar, que pode ser usada para verificar as leituras dos detectores. Anote as medidas dos detectores junto com as informações do tempo de cada dia. Compare os dois e use gráficos para explorar quaisquer tendências que você descobrir.

Compare a eficiência de diferentes filtros de exaustor

Nesse projeto você irá comparar os pesos de diferentes filtros de exaustores, antes e depois de usados, para determinar qual filtro funciona melhor. Compre um número de filtros de ar diferentes e anote os pesos. Use cada filtro de dois a cinco dias com a mesma quantidade de ar corrente. Anote os pesos e perceba o quanto estão diferentes do peso inicial. Compare os filtros e tire conclusões.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...