Lazer e cultura

Ideias para um projeto com jogos matemáticos

Escrito por jason vaughan | Traduzido por rafael affonso de andré
Ideias para um projeto com jogos matemáticos

Jogos matemáticos aumentam o interesse do aluno

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Projetos que visam a criar jogos matemáticos encorajam os alunos a trabalharem em equipe e criar jogos nos quais a classe inteira pode se divertir. Os projetos devem dar trabalho para que os alunos encontrem e superem adversidades. Nunca se sabe, seu aluno pode ser o inventor de um novo sucesso no ramo de jogos de tabuleiro.

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Jogos de tabuleiro

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Um jogo de tabuleiro com o tema matemática é um excelente jeito de incorporar matemática, criação de regras e design do tabuleiro. Jogos nesse estilo podem abrangir uma infinidade de conteúdo já passadas em sala de aula, então deixe que os alunos discutam e decidam o tema abordado e depois peçam a aprovação do professor. Digamos, por exemplo, que os alunos gostem de música e queiram criar um jogo matemático baseado nisso. Eles podem criar um tabuleiro com diversas casas de shows e paradas para turnê e o jogo poderia centrar-se em calcular o quanto a banda ganha por show e quais são os gastos com transporte, alimentação, hotéis, etc.

Jogos de carta

Um jogo de carta matemático pode ser baseado em qualquer jogo comum de cartas ou ter suas regras criadas especialmente para a ocasião. Um jogo divertido nesse estilo é um jogo que tenha cartas com perguntas e respostas, nos quais os alunos devem encontrar a correta. Se um aluno, por exemplo, cria um jogo sobre álgebra, 20 cartas podem conter perguntas e 20 cartas respostas. Se um aluno vira uma carta que contém " 2 x + 3 = 7", ele deve descobrir o valor de X mentalmente e procurar a carta que contenha a resposta certa. Esse jogo pode ser jogado sozinho, em duplas ou equipes.

Jeopardy matemático

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A sala toda pode jogar o Jeopardy matemático. Você pode seguir as regras do programa da TV ou apenas se basear vagamente nelas. Em qualquer um dos casos, alunos podem criar diversas categorias de perguntas ou colocar todas em uma só. Algumas categorias de perguntas poderiam ser " equações", "história da matemática", " X=" " Calcule..." e " O que devo resolver primeiro?". Os alunos podem criar um sistema de pontuação para cada pergunta e o time com o maior numero de pontos ao final do jogo vence, caso consiga calcular quantos pontos fizeram a mais que o adversário após o termino do jogo.

Roda da fortuna matemática

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A roda da fortuna matemática pode ser baseado no jogo homônimo da televisão. Para esse projeto, um aluno pode criar uma roda que possa ser girada com o dedo com espaço para varias contas e equações na roda, assim como uma opção de " pule uma rodada" e "perca todos os pontos", para que o jogo fique interessante. O aluno tem que preencher as lacunas e criar uma equação com resposta correta. Por exemplo, se o tema for multiplicação, e o tabuleiro possuir um " _ x _ = _ _" , o estudo escolherá um numero de 1 a 9. Se alguém escolher, por exemplo, o numero 6, a equação ficaria ""_ x _ = _ 6". Eventualmente, a resposta seria 8 x 7 = 56. O jogador com o maior numero de pontos ao fim do jogo vence.

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