Ideias de projetos e atividades escolares para crianças

Escrito por lisa mcquerrey | Traduzido por reinaldo pereira elisei
Ideias de projetos e atividades escolares para crianças
Projetos como esses trazem à tona a criatividade da criança (craft a card! image by Shirley Hirst from Fotolia.com)

Projetos e atividades escolares podem ser utilizadas como parte de um programa de artes escolar, ou como uma adição criativa ao curso dos ensinamentos diários de um professor. Eles podem também ser feitos em casa, tanto valendo notas ou apenas por pura diversão. Essas ideias deveriam ser apropriadas à idade e deveriam encorajar explorações artísticas em uma variedade de mídias.

Escolhendo um lugar

Quer você esteja realizando essas ideias em casa ou na escola, é uma boa ideia criar uma “área para atividades e projetos” que contenha todas as ferramentas e materiais, como tesouras, papel, cola, marcadores, tinta e pincéis, papel estêncil, argila, itens para decoupagem, lã, tecidos e materiais necessários para trabalhar em madeira. Inclua também aventais e produtos de limpeza, e também rolos de papel de açougueiro para cobrir superfícies de trabalho.

Organização

Seus materiais de artesanato podem ser guardados em um local organizado, como um carrinho com gavetas e prateleiras que você possa deslizar para qualquer lugar facilmente. Uma grande caixa plástica com espaços separados funciona tão bem quanto. Latas de café vazias dão bons recipientes, assim como potes de comida para bebê, caixas de sapato e sacos plásticos para sanduíches. Ao desenvolver seu sistema de organização, mantenha os itens de uso mais frequente em áreas acessíveis.

Projetos para todas as idades

Trabalhos com papel podem ser adaptados para qualquer idade. Os pequenos podem divertir-se pintando com os dedos, fazendo colagens ou autorretratos, enquanto os mais velhos podem tentar projetos mais difíceis como origami, imitações de art deco, e até mesmo papel reciclado. Atividades com argila podem ser simples ou complexas. Argila plástica colorida é um material excelente para fazer de tudo, desde enfeites para lápis até complexas peças de joalheria. Também é possível utilizar argila para esculpir tigelas, xícaras e pratos. Lápis aquareláveis e carvão são dois materiais interessantes para crianças explorarem. Cada uma oferece algo de novo em comparação ao desenho em linhas simples e encoraja a criatividade e a imaginação. Pintar é outra atividade que pode ser adaptado de acordo com a idade da criança. As mais novas se saem melhor com tinta artesanal e aquarela, enquanto as mais velhas pode se divertir experimentando com as texturas das tintas a óleo. Decoupagem é uma maneira simples de criar projetos únicos. As crianças podem decorar caixas ou garrafas com papel de decoupagem colorido, criando peças de arte incomuns.

Projetos escolares

Muitos projetos escolares criativos envolvem o desenvolvimento de algo por parte dos alunos, de um projeto de feira de ciências, um diorama ou uma apresentação visual ou sonora. Uma das melhores maneiras de encorajar a criatividade e a originalidade nesse meio é dar aos alunos uma variedade de “ferramentas” com as quais trabalhar, encorajando que eles pensem de maneira criativa e analítica. Além de concentrar-se nos aspectos acadêmicos do projeto, enfatize os elementos visuais do design da atividade que irão dar vida ao projeto. Por exemplo, um aluno fazendo um projeto sobre as expedições dos bandeirantes pode usar fios de barbante e papel marrom amassado para criar capas envelhecidas para seus relatórios.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível