Ideias de projetos de ciências sobre o sistema excretor

Escrito por kylie lemon | Traduzido por leticia vitória
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Ideias de projetos de ciências sobre o sistema excretor
Os rins são um dos órgãos primários de excreção (sheep kidney image by PHOTOFLY from Fotolia.com)

O sistema excretor de um organismo é responsável por liberar os restos e as toxinas que ficam no organismo. Os órgãos primários de excreção no corpo humano são os pulmões, os rins e a pele. Os pulmões liberam o dióxido de carbono, enquanto a pele excreta os restos na forma de suor. O sistema urinário libera os restos em forma de urina. Existe uma variedade de projetos de ciências que podem demonstrar esses princípios e permitir que os estudantes mostrem uma compreensão dos sistemas.

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Modelo do sistema excretor

Nesse projeto, os alunos fazem um modelo do sistema excretor que inclui os rins, a bexiga, ureteres e uretra, assim como as artérias e veias que trazem o sangue aos rins para fazer limpeza. O modelo pode ser tri-dimensional ou pode ser desenhado e passado para uma cartolina. Deixe os alunos inventarem maneiras inovadoras de representar diferentes órgãos. Dê algumas dicas e dê pontos extras para os alunos que conseguirem fazer seus modelos com material reciclável. Por exemplo, um balão pode ser usado para representar a bexiga e os rins podem ser modelados com massa de modelar que pode ser colorida com corantes.

Sistema de filtração

Esse projeto mostra como os rins trabalham juntos como um sistema de filtração. É um projeto de ciências bem simples para alunos mais jovens que demonstra o conceito de um filtro e como funciona. Você precisará de ou uma gaze ou um papel-filtro, corante, um quilo de areia fina, um galão de água e uma jarra comprida e fina de vidro. Os alunos devem misturar a areia, a água e o corante juntos e deixar de lado. Preencha a jarra com água até a metade. Coloque o papel-filtro ou a gaze no topo da jarra. Acrescente a mistura de areia colorida e água na jarra. Por causa da ação do filtro, apenas a água colorida irá passar. A água limpa muda de cor mas a areia fica para trás, por causa do papel-filtro. Levante o papel-filtro e tire a água. Coloque uma nova água na mistura com areia e repita o processo. A cor da areia e a mistura irão sumir vagarosamente com cada mudança e isso demonstrará como os rins limpam a ureia e as toxinas do sangue enquanto as células sanguíneas ficam para trás.

Estudo do suor

Esse projeto, que foca na pele e em seu sistema excretor, envolve o suor. Ele toma forma em um experimento e exige que você compre uma variedade de diferentes marcas de anti-transpirantes. O projeto então precisa de alguns voluntários esportivos para fazer um exercício indutor de suor. Teste a eficácia dos diferentes anti-transpirantes nos voluntários. Certifique-se de incluir um grupo de controle para comparar a quantidade de suor produzida. Peça que os mesmos alunos façam a mesma quantidade de exercícios com e sem o anti-transpirante, e então meça a quantidade de suor que produzem olhando as marcas de suor produzidas nas camisetas usadas pelos voluntários. Certifique-se de que o exercício seja feito sob condições semelhantes em ambas sessões. Quando chegarem os resultados, faça um gráfico para representar suas descobertas.

Pulmões

Esse projeto irá focar nos pulmões, que são responsáveis por liberar os gases da água. Comece cortando uma abertura no centro da parte inferior de uma garrafa de plástico. Corte duas bolsas de gelo de forma que fiquem com cerca de 2,5 cm de comprimento e então use elásticos para amarrar a bolsa no final de um tubo Y. Coloque o tubo na abertura na parte inferior da garrafa de plástico. Use massa de modelar para colocar o tubo no lugar para que o ar não saia nem entre. Corte um balão na metade. Estique a parte superior do balão com o tubo de ar embaixo da garrafa e use elásticos para colocar na posição. Amarre um pedaço de corta no tubo de ar do balão. Quando a corda for puxada, irá inflar as bolsas de gelo, demonstrando o processo de respiração.

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