Ideias para projetos de energia geotérmica para a escola

Escrito por charles pearson | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para projetos de energia geotérmica para a escola
Chaminés geotérmicas podem servir como uma fonte de energia ambientalmente benéfica (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Energia geotérmica é a transferência de calor debaixo do solo para acima dele e vice-versa. Debaixo do solo, as temperaturas são mais consistentes do que acima dele. Portanto, para economizar energia, alguns proprietários de casas e donos de lojas usam bombas para dirigir o ar quente abaixo do solo para a casa ou loja durante os meses mais frios e para dirigir o ar quente para debaixo do solo durante os meses mais quentes.

Outras pessoas estão lendo

Modelos ilustrativos

Os estudantes podem criar modelos ilustrativos que simulam como o calor é gerado debaixo da superfície da terra. Partículas radioativas se decompõem devagar, gerando o calor. O núcleo interno terrestre é de ferro maciço, cercando esse núcleo de ferro há um núcleo externo de magma, que é a rocha aquecida a ponto de derreter. Cercando o núcleo externo, está o manto, feito de uma mistura de rocha e magma, com mais magma perto do centro do planeta. A terra que as pessoas conhecem bem é a crosta, a camada mais externa. Os estudantes podem desenhar todas essas camadas e criar linhas que mostrem o movimento do calor através das chaminés geotérmicas.

Viajando para encontrar uma chaminé

As chaminés geotérmicas são encontradas na forma de vulcões, fontes termais e gêiseres. Se a escola tiver uma fonte termal ou um gêiser por perto, os estudantes podem fazer uma viagem aos pontos de referência e registrar a informação desse marco. O maior número de chaminés se localiza perto do anel de fogo, uma área que margeia o oceano Pacífico.

Construindo um gerador geotérmico

Os estudantes podem construir seus próprios geradores geotérmicos. Tudo o que eles precisam é pegar uma panela, enchê-la de água, colocá-la em um fogão, colocar uma folha de alumínio sobre ela, fazer um furo no centro da folha de alumínio, fazer um furo no fundo de uma lata de refrigerante, colocar o fundo da lata sobre a folha de alumínio e, depois, prender um cata-vento na lata. Ao ferver a água na panela, o vapor vai subir e girar o catavento. O calor geotérmico tem o mesmo efeito nas fontes termais por perto. Os estudantes precisarão entender como as turbinas de vapor trabalham para que essa atividade faça algum sentido.

Ideia genial sobre geotermia

Estudantes mais adiantados podem ter ideias e encontrar maneiras pelas quais a energia geotérmica possa vir a ser aproveitada. Essa energia é uma ideia relativamente recente e os cientistas e engenheiros só chegaram a umas poucas maneiras pelas quais esse recurso pode ser aproveitado. Podem haver outras possibilidades a serem ainda criadas através de novas ideias. Mesmo que os estudantes não cheguem a um plano realizável, pelo menos estão pensando criticamente sobre o assunto, o que reforça seu entendimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível