Ideias de projetos escolares com água que não envolvem química

Escrito por sarah bostock | Traduzido por amanda goulart weber
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Ideias de projetos escolares com água que não envolvem química
Os projetos de ciência envolvendo água são ótimos para estudantes do ensino fundamental (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Pode ser difícil explicar a ciência da água durante uma palestra, especialmente para crianças do ensino fundamental. Pequenos experimentos ou projetos podem ser realizados dentro de um ambiente de sala de aula sem o auxílio de quaisquer produtos químicos. Alguns projetos ainda podem ser executados pelas crianças, o que faz a lição muito mais prática.

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Água mudando de copo

Esta atividade requer apenas um pedaço de toalha de papel, dois copos e água. Enrole a toalha de papel de modo que fique na forma de um pavio longo. Encha 3/4 de um copo com água. Coloque o papel toalha no copo com água e coloque o copo vazio ao lado, colocando a outra ponta do papel dentro dele. Levará algum tempo, mas, finalmente, a água encherá o copo vazio.

Água com gravidade zero

Esta atividade requer um copo cheio de água e um pedaço de papelão que possa cobrir a abertura do copo, sendo que a água precisa estar quase transbordando do copo. Coloque o pedaço de papelão sobre o vidro e pressione sobre a abertura. A ideia é não permitir que quaisquer bolhas de ar entrem no vidro. Segurando o papelão sobre a abertura com segurança, vire o copo de cabeça para baixo. Remova lentamente sua mão.

Clipes de papel flutuantes

Os itens necessários para esta experiência são uma tigela de água, clipes e papel toalha. Solte um clipe de papel na bacia de água. Ele afundará. Em seguida, arranque um pedaço de papel toalha e coloque-o na tigela. Coloque mais um clipe de papel em cima do papel, que afundará, mas o clipe de papel flutuará.

Flutuação com argila e água

Os únicos materiais necessários para este experimento são uma tigela grande para água e argila. Enrole um pedaço de argila fazendo uma bola. Coloque-a no recipiente de água e veja-o afundar. Em seguida, pegue a argila e deixe-a plana, como se fosse o fundo de um barco. A argila achatada flutuará em cima da água. Esta experiência ensina conceitos básicos de flutuabilidade.

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