×
Loading ...

Ideias de projetos para feira de ciências relacionados com o coração

Atualizado em 21 novembro, 2016

Em média, o coração humano adulto bate cerca de 60 a 80 vezes por minuto, de acordo com a American Heart Association. Conforme bate, esse órgão essencial envia sangue oxigenado para o corpo todo a cada momento da vida de uma pessoa. Como um músculo forte e central do corpo, o coração serve como assunto extremamente educacional para projetos de feiras de ciências de alunos de várias idades.

Projetos de feira de ciências relacionados com o coração ensinam sobre anatomia, doenças, saúde e prevenção (heart beat medical image by Nicemonkey from Fotolia.com)

Modelo de coração

Um projeto de feira de ciências de coração relativamente simples envolve um modelo, que pode mostrar como o órgão se parece e como ele funciona. Os estudantes podem comprar um modelo ou podem criar um, desenhando em cartolina ou moldando em argila, isopor ou papel machê. Uma réplica cuidadosamente modelada incluiria peças como veias pulmonares direita e esquerda, átrios direito e esquerdo, veias cavas superiores e inferiores, os ventrículos direito e esquerdo, a aorta e muitas outras válvulas. Além de um modelo, os estudantes também podem compartilhar um desenho ou vídeo passo-a-passo, que mostre como acontece o bombeamento de sangue para dentro e para fora do coração.

Loading...

Sangue

Um projeto de ciências sobre sangue serve como oportunidade educacional importante para os alunos. O coração bombeia sangue constantemente e, a qualquer momento, o corpo humano tem cerca de 6/4 de sangue correndo pelas veias e órgãos. Os alunos podem encher caixas de leite com suco vermelho para mostrar a quantidade de sangue no corpo. Depois, podem preparar um cartaz que combine com o projeto e que mostre fatos interessantes sobre o sangue, como o tempo que demora para circular pelo corpo ou qual a distância que ele percorre em um ano.

Efeitos dos batimentos cardíacos

Nesse projeto, os alunos podem relacionar fatos sobre o que faz a taxa de batimentos aumentar e diminuir ao longo do dia e por que o exercício é crítico para manter um coração saudável. A atividade física aumenta a taxa de batimentos e as atividades sedentárias a diminuem. Os alunos podem monitorar as taxas de batimentos cardíacos em várias atividades por várias semanas e depois preparar uma tabela em um cartaz para ilustrar as médias. Eles também podem incluir uma taxa alvo na tabela para mostrar qual é a taxa saudável para várias faixas etárias.

Doenças e condições

Para aumentar a conscientização e promover a vida saudável, os alunos podem preparar um projeto que discuta várias doenças relacionadas ao coração. Por exemplo, podem criar um cartaz que mostre uma ilustração passo a passo do que acontece com o coração durante um ataque cardíaco. Em outro projeto, poderiam discutir outra preocupação, que é a pressão alta. Este pode explicar o que é a pressão sanguínea, por que a pressão muito alta ou baixa pode causar problemas e como os indivíduos podem controlá-la. Com a ajuda de uma enfermeira da escola, esse projeto pode incluir uma máquina eletrônica para medir a pressão dos alunos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...