×
Loading ...

Ideias para projetos de feiras de ciências sobre seres vertebrados

Atualizado em 17 abril, 2017

A coluna vertebral — característica definitiva de um vertebrado — fornece um quadro tão efetivo para os seres vivos que permitiu que os vertebrados evoluíssem e se transformassem em uma vasta variedade de diferentes criaturas — desde pequenos roedores até os enormes dinossauros reptilianos. Essa enorme variedade de animais vertebrados os torna um tema fascinante para um projeto de feira de ciências.

A coluna vertebral é uma característica comum compartilhada por todos os vertebrados (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Projeto sobre "pelotas" de corujas

Quando as corujas comem suas presas, elas engolem os pelos, ossos e outras partes não-digeríveis do animal. Essas partes, então, são regurgitadas pela ave na forma de uma "pelota". Os estudantes podem tanto coletar essas pelotas como parte de uma pesquisa de campo quanto adquiri-las através da própria escola. Dissecar e examinar as pelotas fornece uma visão interessante sobre os hábitos alimentares das corujas, além de suas técnicas de caça. Muitas pelotas contêm esqueletos inteiros de pequenos vertebrados que também podem ser examinados. O aluno pode, então, escrever suas descobertas em um relatório e apresentá-lo na feira de ciências.

Loading...

Características comportamentais dos vertebrados

Esse projeto é uma investigação na memória dos pequenos vertebrados e suas habilidades em aprender e se desenvolver por meio da interação com o mundo que os cerca. Coloque três caixas idênticas na gaiola de um rato e ponha comida dentro de uma delas. Quando o rato investigar essa caixa, abra-a e dê uma recompensa ao animalzinho. Repita esse processo diariamente sem mudar a posição de cada caixa e observe se o rato parece ter aprendido qual das caixas contém o alimento ou se as ações dele são guiadas simplesmente por curiosidade. Lembre-se de tratar o rato com cuidado e carinho, tal como com todos os participantes vivos de experimentos.

Diversidade dos vertebrados

Esse projeto envolve criar uma exibição dos diferentes ramos da árvore de diversidades animais e examinar as diferentes características de cada classificação. As diversas criaturas cobertas pela classificação dos vertebrados são impressionantes; por exemplo, répteis de sangue frio e pele seca, mamíferos de sangue quente, anfíbios de pele úmida e aves com bicos estão todos inclusos no ramo dos vertebrados. Um projeto que fale sobre essa diversidade pode incluir uma análise profunda de um animal específico de cada ramo da árvore, examinando a característica que ele desenvolveu para se adaptar ao seu ambiente.

Projetos proibidos

Quando usamos animais vivos em projetos de ciências, certas questões éticas devem ser levadas em consideração. Para proteger o bem-estar dos animais usados nestes projetos e para dissuadir os alunos a enviarem projetos que possam causar danos ou estresse a um animal, o comitê da Feira Internacional de Ciência e Engenharia apresentou um conjunto de limitações: 1) Todos os estudos com toxicidade induzida são proibidos; isso pode incluir investigações sobre os efeitos de inseticidas ou chuva ácida. 2) Experimentos comportamentais que envolvam estimulação aversiva — como imposição de dor — ou separação de mãe e filho são proibidos. 3) Quaisquer estudos sobre a ciência da dor são proibidos. 4) Experimentos envolvendo um predador e sua presa são proibidos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...