×
Loading ...

Ideias para projetos de feiras de ciências usando protetores solares

Atualizado em 20 julho, 2017

A proteção da pele contra os raios UV solares deve começar cedo. Muitas instituições de saúde recomendam usar protetor solar para se proteger de queimaduras e reduzir o risco de câncer de pele. Como resultado, existem inúmeras marcas e tipos de protetores disponíveis. Existem vários projetos para feiras de ciências que podem ser feitos usando protetores solares, incluindo um teste para saber a eficácia das marcas.

Protetor solar (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

FPSs

Você precisará de quatro produtos de diferentes FPS da mesma marca, papel para fotografia preto e branco com 20 cm por 30 cm, uma pasta plástica, fita adesiva, água destilada e tiossulfato de sódio. Use a fita adesiva para dividir a capa da pasta em quatro seções iguais. Numere cada seção, de um a quatro; depois, etiquete os frascos de protetor solar da mesma maneira. Cubra cada seção da pasta igualmente com um protetor diferente, combinando o número que você escreveu no frasco com o número na seção. Em uma sala escura, coloque uma folha de papel para fotografia dentro da pasta. Depois, leve a pasta com o papel a uma área exposta ao sol, com o protetor virado para cima, por cinco minutos. Misture o tiossulfato de sódio com a água destilada e coloque em uma panela. Depois de cinco minutos, traga a pasta de volta para a sala escura, retire o papel de fotografia e coloque-o na panela com a mistura de tiossulfato de sódio. Enxágue com água destilada pura e pendure para secar. Quanto mais branca ficar a seção do papel de fotografia, mais eficaz é o protetor solar.

Loading...

Comparando diferentes marcas

Compre acessórios que mudam de cor ao ser expostos a raios UV, como piranhas de cabelo de plástico, frascos de protetor solar com FPS 15, 30 e 50 de duas marcas diferentes (que chamaremos de marcas 1 e 2) e seis sacos de sanduíche de plástico. Divida as piranhas em seis grupos iguais e coloque cada uma em um saco. Cubra cada saco ou com o protetor da marca 1 ou com o da marca 2. Coloque os sacos revestidos por protetor solar ao sol. Deixe o FPS 15 fora por 150 minutos, o FPS 30 por 300 minutos e o FPS 50 por 500 minutos. Quando o tempo acabar para cada um, traga os sacos para dentro e compare as piranhas para ver qual se saiu melhor.

Sprays e loções

Você também precisará de piranhas que mudam de cor ao sol para esse projeto, além de protetores solares em spray e em loção com o mesmo FPS e dois sacos plásticos para sanduíches. Divida as piranhas em dois grupos e coloque-as dentro dos sacos de sanduíches. Cubra um dos sacos com o protetor solar em spray e o outro com o protetor em loção. Deixe ambos sob o sol por 30 minutos. Examine as piranhas para ver se um grupo mudou de cor mais do que o outro para tirar suas conclusões.

Impermeabilização

Piranhas que mudam de cor, sacos plásticos para sanduíches, dois protetores de mesmo FPSs que não sejam à prova d'água e dois protetores de mesmo FPS à prova d'água são os suprimentos de que você precisará. Divida as piranhas igualmente em quatro grupos e coloque-as nos sacos. Cubra dois dos sacos com os protetores que não são à prova d'água. Cubra os outros dois com os protetores à prova d'água. Coloque todos os sacos em exposição ao sol por 30 minutos. Compare as piranhas UV de cada saco com as outras para determinar qual produto foi o mais eficiente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...