×
Loading ...

Ideias de projetos com ferro

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você gosta de trabalhos manuais e já tentou uma série de ofícios como costura, macramê e madeira, e acha que está pronto para algo mais avançado. Então o ferro pode ser algo para você. Existem muitos desenhos e trabalhos com ferro de vários períodos históricos e regiões geográficas. Mesmo se você não estiver fazendo os trabalhos e queira apenas escolher algum ferro para adicionar à sua casa ou jardim, é bom estar familiarizado com várias opções disponíveis.

O ferro pode ser usado em decorações agradáveis para casa ou jardim (ornamental ironwork image by laviniaparscuta from Fotolia.com)

Trilhos

Uma área popular para incorporar ferro é em grades, escadas e plataformas. Muitas escadas helicoidais também utilizam ferro, inclusive na construção dos próprios degraus. Trilhos e hastes permitem projetos extensos e temas relacionados com a natureza. Por exemplo, os vinhedos, flores ou folhas são uma opção. As ferragens também podem ser usadas para preencher o espaço entre uma grade e o chão em uma varanda, para ajudar a evitar acidentes.

Loading...

Mesas e cadeiras

As ferragens podem assumir um papel mais integral do que a mera decoração. Muitos móveis são construídos com ferro. Mesas e cadeiras construídas com ferro formam um bom conjunto de mobiliário para um pátio ao ar livre ou um alpendre. As ferragens também são incorporadas em lâmpadas de rua do século 19 e candeeiros de mesa. Usar o ferro desta forma é uma maneira de dar um toque vintage em um quarto ou rua.

Portas e portões

Uma forma muito popular para incorporar ferragens na decoração geral de uma casa ou jardim é utilizando enfeites de portas e portões. Os portões de ferro dão uma sensação refinada ao limiar de um jardim, pátio ou outro espaço aberto. Os arabescos de ferragens também podem ser conectados com dobradiças a portas de madeira, um visual clássico com um toque mediterrânico.

Estilos

Existem uma série de estilos históricos e regionais de trabalhos com ferro. Por exemplo, os trabalhos espanhóis influenciados pelos mouros apresentam ornamentos e, assim como desenhos geométricos típicos da arte islâmica. Este estilo fornece a base para grande parte do trabalho com ferro na Europa. Outros exemplos incluem o estilo inglês, que, embora simples, é elegante com linhas retas e motivos de florais. Para uma sensação asiática, há o estilo japonês, especificamente de Kyoto, com muitos ângulos retos e imagens naturais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...