×
Loading ...

Ideias de projetos para jovens carentes

Atualizado em 17 abril, 2017

Os jovens carentes precisam de atenção e cuidados especiais no ambiente educacional, e projetos relacionados à vida fora desse sistema permitem que eles participem ativamente de suas comunidades, ao mesmo tempo em que ganham experiência. Os projetos, como criar e manter um jardim comunitário e trabalhar com jovens carentes mais novos, dão a eles a capacidade de estimular o intelecto, a criatividade e o respeito pela comunidade onde eles vivem.

Projetos para jovens carentes estimulam o intelecto e criatividade à medida em que eles se envolvem com a comunidade (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Criar e manter um jardim comunitário

Esse é um projeto interessante para os jovens carentes, pois permite que eles mexam com a terra e estimula o trabalho físico relacionado à jardinagem. Esse projeto estimula o trabalho em equipe, já que eles terão de planejar, preparar e plantar as sementes. Uma boa ideia para a etapa final desse projeto é criar uma versão pequena de um mercado na escola quando o produto já estiver pronto.

Loading...

Tutela para jovens carentes mais novos

As crianças carentes precisam da atenção individual que elas podem não ter em casa, e estar em contato com alguém mais velho para contar histórias, criar projetos de arte e artesanatos ou aprender a usar o computador pode ser muito proveitoso. Além de ganhar experiência com ensino, essa atividade também proporciona aos mais velhos um sentimento de responsabilidade.

Planejar e administrar um pequeno negócio

Esse é um projeto de longo prazo para os jovens. Eles deverão decidir quanto à localização, produção e orçamento, além de escolher o público-alvo. Aprender como pedir empréstimos para pequenos negócios pode ser uma parte do projeto, e ele pode ser desenvolvido em parceria com alguma organização local.

Projetar e pintar um mural para uma organização comunitária

Criar um mural para uma organização da comunidade é algo que requer trabalho em equipe e permite que os jovens deem vazão à criatividade. Eles podem trabalhar em grupos e, dependendo do tamanho e desenho de cada mural, podem se dividir para desenhá-lo e pintá-lo. Quando estiver pronto, o grupo pode fazer uma cerimônia para mostrá-lo à comunidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...