Mais
×

Ideias de projetos sobre o período do Romantismo

Atualizado em 20 julho, 2017

A Era Romântica foi um período da história cheio de mudanças que ocorreu na segunda metade do século XVIII na Europa e foi considerado uma reação à mudança causada pela Revolução Industrial. O Romantismo promovia a liberdade, a experimentação e a criatividade na literatura, na arte, na música e no pensamento. Esse período colocava ênfase principalmente na identidade e na emoção. Existem várias opções de projetos e formas de estudar a Era Romântica. Utilizando as áreas que foram mais afetadas na literatura, na arte, na música e no pensamento, a Era Romântica pode ser descoberta.

Os projetos sobre a Era Romântica podem ser centrados na literatura, na arte, na música e no pensamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Projetos de literatura sobre a Era Romântica

A literatura na Era Romântica era centrada na imaginação, nas emoções e na instituição. Os escritores concentravam-se na natureza, no folclore, nas vidas das pessoas comuns e na beleza do mundo. Os escritores da Era Romântica incluíam William Blake, John Keats, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron e Percy Shelley.

Faça com que os alunos escolham um escritor do Romantismo e uma obra específica. Peça para que encontrem valores ou ideias românticas na obra e escrevam uma dissertação sobre os mesmos. Os alunos adquirirão uma compreensão da Era Romântica, do autor e da obra, além de como analisar obras literárias.

Projetos de arte sobre a Era Romântica

Os artistas românticos concentravam-se na natureza, nas emoções e em uma ênfase no passado. As obras de arte costumavam ter temas melancólicos e tragédias dramáticas. A arte romântica apresentava cores ricas e imagens dramáticas, variando desde o misterioso até o monstruoso e até mesmo ao satânico. Artistas românticos notórios incluem Caspar David Friedrich, William Blake e Théodore Géricault.

Um projeto sobre a arte do Romantismo pode envolver alunos criando as próprias obras de arte utilizando os elementos da arte romântica. Eles identificarão então em um seminário quais elementos foram incorporados em sua obra.

Projetos de música sobre a Era Romântica

As características da música da Era Romântica incluíam uma liberdade na forma e no design, uma ênfase nas melodias líricas e em estilo de canção, uma gama mais ampla de tom e a expansão da orquestra. Compositores românticos famosos incluem Ludwig van Beethoven, Frans Schubert, Frederic Chopin, Johannes Brahms e Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

Para um projeto, peça aos alunos para fazerem uma pesquisa e uma dissertação ou um relatório sobre um músico específico do período romântico e os motivos pelos quais suas composições específicas são consideradas parte do movimento do Romantismo. Os alunos com tendências musicais podem até mesmo tocar a composição em um instrumento.

Projetos de pensamento sobre a Era Romântica

Há vários temas que eram importantes na Era Romântica. Alguns desses incluem a natureza, a imaginação, a emoção, o individualismo e o folclore. Esses temas ajudaram a criar a Era Romântica e eram vistos na literatura, na arte, na música e na forma com que as pessoas pensavam.

Peça aos alunos para escolherem um tema específico do Romantismo e fazerem uma apresentação sobre como esse tema se aplicava a diferentes aspectos do período, incluindo a literatura, a arte, a música, a monarquia, vários países e a forma geral com que as pessoas viviam suas vidas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article