Projetos sobre o Sistema Solar para alunos do ensino fundamental

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos sobre o Sistema Solar para alunos do ensino fundamental
Projetos sobre o Sistema Solar combinam criatividade e aprendizado (solar system image by Svetlana Gajic from Fotolia.com)

Os projetos de Sistema Solar oferecem aos estudantes a oportunidade de aprender sobre os planetas, as estrelas, as luas e o Sol. De acordo com pesquisa da Universidade de Indianápolis, os projetos desenvolvidos pelos alunos aumentam o aprendizado e o envolvimento das crianças com os assuntos estudados. Eles permitem que os pequenos criem representações individuais do nosso sistema baseadas naquilo que aprenderam.

Outras pessoas estão lendo

Explore e aprenda

Apresente o Sistema Solar para estimular as crianças a aprender mais. Ofereça várias ferramentas de aprendizado, como livros, palestras, vídeos, modelos e sites educativos, como o da NASA. Nele, os estudantes podem encontrar material apropriado à sua série para inspirar projetos baseados em cada aspecto do nosso sistema que desejem estudar. Faça um “brainstorm” de uma lista de ideias de projetos e depois deixe que as crianças escolham um para realizar.

Debata com os alunos para determinar se você, eles ou todos juntos vão coletar os materiais necessários para a execução da atividade. Converse também sobre as expectativas quanto ao trabalho e decida o que deve constar nos trabalhos, como a descrição de cada planeta ou uma explicação detalhada de um planeta em especial, para que eles saibam o que incluir. Peça para que as crianças criem um esboço do projeto para que compreendam todos os passos necessários, os materiais que precisarão utilizar e se o projeto atende a todos os requisitos apresentados pelo professor.

Pôsteres e livros

Os alunos podem fazer um pôster com uma representação visual do Sistema Solar junto com uma descrição escrita de cada planeta, bem como de satélites naturais, estrelas e do Sol, além de informação sobre missões de exploração que tenham ido ou se aproximado desses lugares.

Um livro pode conter informações como essas ou ser escrito como uma história de faz-de-conta na qual os personagens vão para cada planeta e enviam cartões postais para a Terra. Certifique-se de que as descrições dos planetas contem com dados reais, para que o projeto tenha valor científico.

Modelos e móbiles

Outra opção seria fazer uma apresentação tridimensional do Sistema Solar utilizando, por exemplo, modelos de papel machê argila ou espuma presos a longos palitos de madeira e arrumados em uma grande caixa preta. Dentro da caixa, afixe descrições de cada planeta, das luas, do Sol e das estrelas usando etiquetas escritas a mão ou impressas.

Você pode criar outros modelos tridimensionais do sistema usando um cabide, cavilhas ou pedaços de madeira como base para um móbile, grudando planetas de papel, argila ou espuma neles. Um pôster com as informações da pesquisa pode ser pendurado perto dele.

Projetos tecnológicos

Os alunos mais jovens do ensino fundamental geralmente conseguem criar projetos simples como apresentações feitas no computador. Um trabalho fácil é uma apresentação de slides com fotos dos elementos do Sistema Solar que a criança desenhou e que foram escaneadas ou fotografadas e transferidas para o PC. Tanto os sistemas operacionais Windows quanto o Mac têm programas com passos simples que permitem às crianças criar apresentações surpreendentemente sofisticadas. Elas podem incluir textos em seus slides ou falar sobre o Sistema Solar.

Os trabalhos em grupo geralmente funcionam melhor com crianças mais velhas. Para criar um filme que apresente o que aprenderam sobre nosso sistema, grupos de crianças podem criar cenas curtas sobre visitas imaginárias que fizeram ao planeta enquanto você as grava em vídeo. Baixe os vídeos para seu computador para apresentá-los em sala de aula. Certifique-se de que os estudantes demonstrem seu conhecimento e que ensinem ao público algo sobre o Sistema Solar. Por exemplo, uma cena pode mostrar como os pequenos precisaram vestir trajes especiais em sua "visita" a Júpiter porque lá não existe superfície sólida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível