Ideias para projetos que utilizam microcontroladores

Escrito por j.t. barett | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para projetos que utilizam microcontroladores
Um microcontrolador é um circuito programável de uso geral (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Um microcontrolador combina um computador simples, memória e funções de entrada e saída em um único circuito integrado de fácil utilização. Ele faz a leitura de voltagens de diferentes fontes ao mesmo tempo e controla vários dispositivos com as voltagens que ele gera. O software do microcontrolador proporciona flexibilidade e versatilidade; o dispositivo funciona exatamente de acordo com os passos do seu programa. Conforme seu projeto avança, é possível atualizar o programa para adicionar novos recursos sem que o hardware seja alterado.

Contador de frequência

Um contador de frequência é um dispositivo que mostra a frequência de um sinal eletrônico, seja de uma fonte de áudio, de um radio ou computador. O contador condiciona primeiramente a entrada, mudando-a de um sinal contínuo para um sinal discreto "liga-desliga" de onda quadrada da mesma frequência. Toda vez que a onda quadrada atinge o valor "ligado", o microcontrolador faz um acréscimo em seu contador. Ao final de um segundo, o microcontrolador atualiza o vistor LED, exibindo a frequência do sinal em ciclos por segundo. A velocidade do clock do controlador limita a frequência máxima que você poderá medir, apesar da maioria funcionar na faixa de frequência do áudio ao rádio.

Controle remoto

Através da leituras de cliques em um teclado numérico e do envio dos sinas para um transmissor infravermelho (IR), o microcontrolador pode funcionar como um controle para seu home theater ou outros dispositivos. Todos controles remotos funcionam através do envio de pulsos codificados de luz infravermelha para um receptor. Desde que você saiba os códigos, é possível controlar o aparelho. A programabilidade do microcontrolador abre novas possibilidades e ideias que não eram possíveis com um controle remoto padrão, como a ativação de aparelhos em um horário pré-programado.

Segurança residencial

Um sistema de segurança residencial baseado em um microcontrolador pode monitorar interruptores de janelas, sensores de movimento e detectores de fumaça, além de ativar luzes ou sirenes. O controlador tem várias entradas simultâneas que ele monitora continuamente, o que permite a detecção exata de qual dispositivo relatou um problema e, através do seu software, a tomada de ações diferentes dependendo do que aconteceu.

Gerador de formas de onda

Você pode programar um microcontrolador para produzir digitalmente formas de onda, funcionando como um oscilador de precisão. Seu programa primeiramente monta tabelas memorizadas de formas de onda, incluindo ondas senoidais, triangulares e do tipo dente de serra. Cada tabela tem uma representação numérica de um ciclo de onda completo. Quando você seleciona a onda senoidal e digita uma frequência no teclado, o programa escaneia rapidamente pela tabela correspondente e envia os dados numéricos para um circuito analógico-digital (A/D). O circuito A/D produz, como saída, uma onda senoidal na frequência que você escolheu. Os geradores digitais de formas de onda utilizam menos componentes que os circuitos analógicos e, como um oscilador de cristal de quartzo controla o microcontrolador, ele produz sinais com frequências bem estáveis.

Robôs

Através da utilização de um microcontrolador para a leitura de sensores de luz e movimentos e para acionar motores elétricos, você terá o básico para um projeto de robô. Os motores podem acionar rodas, um mecanismo de direção e braços mecânicos. O robô utiliza o sensor de movimento para detectar obstáculos. Você pode enviar comandos para ele através de flashes de luz, dizendo para mover-se ou pegar objetos. Devido a programabilidade do controlador, é possível adicionar facilmente novos comandos e habilidades para o banco de dados do robô.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível