Ideias para promoção cruzada

Escrito por marla currie | Traduzido por leonardo de azevedo prado
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Ideias para promoção cruzada
A promoção cruzada é eficaz para a divulgação de novos produtos (Comstock/Comstock/Getty Images)

A promoção cruzada é uma maneira eficaz de expandir um produto em um novo mercado de consumidores através da utilização de um produto já bem-sucedido. Esse tipo de promoção funciona com qualquer tipo de produto, mas é importante que exista uma conexão lógica entre os dois produtos.

A primeira promoção cruzada foi feita entre manteiga de amendoim e geleia. Essa combinação deu-se em função do comportamento do consumidor e não da competência da equipe de marketing. Um reprodutor de mp3 e músicas grátis em mp3 também são promoções cruzadas muito comuns, já que um precisa do outro para funcionar.

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Noções básicas de promoção cruzada

A maioria das pessoas consegue lembrar de ao menos uma combinação de produtos em termos de utilização, benefícios finais ou qualquer nova utilização que possa ser explorada através da promoção cruzada. Para dar início a uma parceria promocional, entre em contato com o gerente da empresa para falar sobre a possibilidade de propaganda em conjunto.

Obstáculos contra a promoção cruzada

A promoção cruzada pode precisar de novas propagandas, promoções de venda e até mesmo alterações na embalagem. A maioria das promoções cruzadas é percebida através da embalagem. Todas as iniciativas promocionais representam potenciais despesas que não foram planejadas. Além disso, é necessário que fique claro o que uma empresa terá como benefícios ao utilizar a outra.

Sem um benefício final claro e conversas sobre possíveis despesas financeiras, sua promoção cruzada pode não ser vista como vantajosa. Mesmo que uma das empresas concorde em bancar os gastos promocionais, ele ainda precisa avaliar o impacto que uma propaganda em conjunto terá em em seus consumidores e distribuidores. Se os dois produtos não forem vistos como marcas similares, uma ótima oportunidade de promoção cruzada pode não ser realizada.

A lógica da promoção cruzada

Os profissionais de marketing podem aprender sobre combinações possíveis através de pesquisas com consumidores. As idéias para esse tipo de promoção acontecem naturalmente, outras precisam ser criadas. Xampus e condicionadores são ótimos para propaganda cruzada, assim como pastas de dente e escovas de dente.

Criar uma promoção cruzada que não seja natural pode ser mais desafiador. Marcas internas da mesma empresa costumam ser promovidas de forma cruzada, já que é mais fácil achar uma lógica para tal promoção internamente.

Promoções cruzadas para novos produtos e experiências

As empresas de produtos domésticos costumam fazer promoções cruzadas para energizar uma marca antiga, como um xampu, utilizando um de seus novos produtos, como um desodorante feminino. Como o público alvo é o mesmo, a promoção pode dar certo. Mesmo nesse caso, os combinações funcionam melhor se houver alguma lógica para sua utilização.

Combinar um xampu e um sabão em pó, por exemplo, é arriscado. Mesmo assim, algumas grandes empresas amarram suas marcas, imaginando que os benefícios gerados pela experiência podem ser maiores que a lógica entre os produtos.

Promoção cruzada com duas novas marcas

As empresas de bebida promovem novos sabores de bebidas alcoólicas através da promoção cruzada. Esse tipo de promoção é bastante lógica entre marcas derivadas. A Vodka Absolut introduziu várias marcas ao incluir amostras de seus produtos nos pacotes de Absolut. Tais combinações podem ter bastante sucesso em relação a mostrar a existência de um produto e introduzi-lo ao mercado.

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