×
Loading ...

Ideias para proteger uma varanda contra o sol

Atualizado em 19 julho, 2017

Cortinas dão um toque estético a varandas e áreas externas e protegem a mobília e os ocupantes da exposição aos raios do sol. Com um pouco de engenhosidade e algumas ferramentas básicas, é possível fazer cortinas duráveis e decorativas para a varanda, com estilo e funcionalidade.

Uma treliça coberta com vinhas produz sombras naturais em uma varanda (ampelopsis vine image by mefanti from Fotolia.com)

Esteiras de palha

Compre esteiras de palha, sempre baratas, e use-as como cortinas na varanda. Você pode decorá-las ou deixá-las simples para combinar com a decoração do local. Aplique spray impermeabilizante nas esteiras para protegê-las da umidade e ressaltar as cores. Use uma pistola de grampos para prender as esteiras ao teto da varanda. Utilize fitas coloridas, renda ou cadarços de tênis para abrir e fechar as esteiras até a altura desejada e amarre-as no lugar.

Loading...

Cortinas de tecido

Compre cortinas pesadas de tecido em uma loja varejista ou de artigos de segunda mão. Escolha cortinas grossas o suficiente para impedir que a luz do sol passe, produzindo assim bastante sombra. Instale um varão para cortinas do lado de fora da varanda. Utilize cordões de cortina comuns para abrir e fechar as cortinas quando necessário ou faça cordões com fitas ou corda. Como alternativa, escolha toalhas plásticas, como as de banheiro, em vez de cortinas de tecido, para adicionar mais proteção contra o sol. Essas cortinas de plástico deterioram rapidamente quando expostas ao sol, então escolha cortinas baratas e prepare-se para repô-las com frequência.

Biombo vivo

Instale fileiras de treliças para plantas ao longo das extremidades do teto da varanda. No início da primavera, plante diversas vinhas que tenham folhas densas e pesadas, como clematite, amor-agarradinho e trombetas, a cerca de 15 cm na frente das treliças. Escolha vinhas resistentes ao sol. Molhe e adube as plantas quando necessário e certifique-se de que elas cresçam e cubram as treliças. No início do verão, as vinhas devem estar cobrindo as treliças o suficiente para produzir sombras e embelezar a varanda ou a área externa.

Treliças

Pinte ou aplique uma camada de verniz "stain" em uma treliça que combine com o exterior da sua residência e aplique uma camada de selador para madeira nela para protegê-la da umidade. Coloque a treliça ao longo dos beirais interiores da varanda. Utilize parafusos para madeira para prender as treliças, o que facilita a remoção delas no inverno. Como alternativa, utilize treliças de plástico em vez de madeira, pois elas requerem menos manutenção quando expostas ao clima.

Tela protetora de tecido

Construa uma armação retangular utilizando duas peças de madeira de 1,80 m de comprimento e aproximadamente 2,5 x 2,5 cm de espessura e dois pedaços de madeira de 60 cm, na mesma espessura. Utilizando uma pistola de grampos, cubra essa armação com um tecido ou material de revestimento grosso, esticando esse material e prendendo-o com grampos nas extremidades. Faça quantas dessas armações forem necessárias e coloque-as na varanda com pequenas dobradiças de latão, instalando as dobradiças de modo a poder dobrar as telas quando precisar guardá-las.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...