×
Loading ...

Ideias para o quadro de aviso na volta às aulas de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental

Atualizado em 23 março, 2017

A transição de férias à escola pode ser assustadora para um aluno do primeiro ano do Fundamental. Não só é a primeira vez que eles devem voltar à escola como também eles não saberão quem será o novo professor ou quais as regras da sala de aula. Elimine essa ansiedade fazendo os alunos se sentirem mais à vontade entrando em uma sala com um quadro de avisos que os os acolhe bem na volta às aulas.

Arrume seu quadro de avisos de acordo com um tema (bulletin board image by Chad McDermott from Fotolia.com)

Velejando para o primeiro ano

Grampeie papel azul no quadro de avisos. Faça um grande barco e ponha seu nome e foto nele. Modele e copie o formato de um barco menor para cada criança da turma. Faça cópias extras, já que a contagem pode variar. Dê a cada criança uma cópia do barco quando eles entrarem na sala e os direcione a uma mesa com objetos de decoração, incluindo gizes de cera, marcadores coloridos e purpurina. Faça-os decorarem os barcos, escreverem seus nomes neles e recortarem o formato no barco. Depois que acabarem, peça que eles grampeiem os barcos no quadro de avisos.

Loading...

Todos florescem no primeiro ano

Grampeie papel amarelo forte no quadro de avisos. Quando as crianças entrarem na sala, tire uma foto delas com uma câmera digital. Disponibilize várias opções de contornos de flores, como margaridas, tulipas, crisântemos e zínias para eles escolherem e decorarem. Imprima as fotos em papéis brancos comuns enquanto as crianças decoram as flores. Dê às crianças as fotos para colarem dentro das flores e grudarem no quadro de avisos.

Banco Imobiliário do primeiro ano

Crie um jogo de Banco Imobiliário no quadro de avisos. Etiquete os quadrados como atividades de sala de aula ao invés de propriedades, como exercício trazido à tempo, um teste de matemática com boa nota, ou a mão levantada para perguntas. Também coloque quadradinhos para as regras da sala de aula, como não bater nos colegas e não fazer barulho. Adicione um sistema de pontuação ao quadro, para que quando os alunos chegarem a um certo número sejam recompensados com lápis especiais, ficar na primeira fila por um dia, sentar no cantinho da leitura ou ganhar pontos extras em um teste. Dê pontos às crianças quando elas entrarem na sala de aula e faça-as escolherem um peão para elas. Certifique-se de que o jogo tenha atividades que todas as crianças podem completar - como não falar sem levantar a mão e chegar na aula a tempo - ao invés de só usar conquistas acadêmicas difíceis.

Comunidade do primeiro ano

Ensine as crianças sobre limites e cooperação dividindo a parte de baixo do quadro de avisos em seções de mesmo tamanho, com base no número de alunos da sala de aula. Ponha números que correspondam a seções do quadro em uma bolsa e faça-os sortearem um número ao entrarem na sala. Permita que o aluno façam um marcador para sua seção e grude-o no quadro. No topo do quadro, escreva "Bem vindos à comunidade do primeiro ano, onde fazemos muitos pontos" e espalhe diferentes bolas pelo quadro, como de futebol, basquete e vôlei. Permita que os alunos usem suas seções para mostrar suas boas notas e outras conquistas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...