on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias para reaproveitar embalagens usadas na sua casa

Reprodução gatodesapato.blogspot.com

Introdução

As pessoas estão mudando seu ponto de vista em relação ao consumo, comprando menos e melhor. O consumo consciente tem o objetivo de poupar os recursos do planeta e preservar o meio ambiente. De que forma? Gerando menos lixo. Uma das melhores formas de você ajudar o mundo é reaproveitando em casa embalagens velhas, especialmente aquelas mais difíceis de ser decompostas naturalmente, como vidro e plástico. Confira algumas dicas de como reaproveitar esses recipientes, de forma prática, charmosa e útil. É bom para você e para a natureza.

Reprodução coisademeninaarteira.blogspot.com

Latas de leite como vasos

Latas são muito comuns em casa, especialmente se você tem filhos. Elas podem ser de achocolatados, leite em pó ou outros produtos. Em vez de usar o conteúdo e jogar as embalagens fora, guarde e as transforme-as em artigos úteis e bacanas. Se você gosta de cultivar plantas, utilize as latas como vasos. Para deixá-los bonitos, você pode passar uma demão de tinta nas latas, desenhar flores ou ainda colar barbantes e fitas. Remova a tampa para acomodar melhor suas plantas. Se a lata não tiver alças, você pode acrescentá-las, seja com barbantes ou arames e, assim, pendurar as latas no alto.

Reprodução walkyriamoura.blogspot.com

Latas de leite como porta-trecos

As mesmas latas de leite em pó ou achocolatado podem ser decoradas e ganham uma grande gama de utilidades. Tire o rótulo da lata, limpe-a bem e faça a decoração. Uma sugestão é encapar a lata com retalhos coloridos de tecido. Use a criatividade. Você pode fazer laços de cetim envolvendo as latas ou ainda colar rendas. Cole o tecido também no fundo da lata, por dentro e por fora, para um melhor acabamento. As latas decoradas podem ser utilizadas como porta-lápis e canetas, porta-pincéis de maquiagem ou até como lembrancinha de aniversário de criança, se vier recheada de doces.

pappystudio/iStock/Getty Images

Garrafas pet como enfeites de mesa

Garrafas pet são nocivas ao meio ambiente e, se descartadas de forma inadequada, podem entupir banheiros e poluir rios. Há muitas formas de reutilizar essas embalagens em casa. Uma delas ajudará a dar charme a sua mesa. Corte a parte de baixo da garrafa e enfeite-a com fita. O pequeno recipiente poderá ser utilizado para servir canapés e aperitivos, como queijos, patês e saladas. Experimente ainda colocar água no fundo e uma vela aromática sobre ela. Sua mesa ficará ecológica e charmosa.

Reprodução umamaeantenada.blogspot.com

Caixas de sorvete como caixas de maquiagem

Se você gosta de sorvetes, sabe que seus potes de plástico não precisam ir para o lixo. Existem muitas utilidades para esses recipientes. Eles podem ser utilizados para guardar alimentos na geladeira ou pães e bolachas na sua cozinha. Dê uma decorada na embalagem, e sua casa ganhará um colorido especial. Uma opção é encapar a embalagem com tecidos ou papel de presente. Use laços, rendas, fitilhos e deixe a criatividade vir à tona. Sua nova embalagem também pode ser uma caixa organizadora para maquiagem, artigos de cabelo ou pequenos brinquedos dos seus filhos.

Reprodução mariareciclona.blogspot.com

Embalagens como brinquedos

São inúmeras embalagens de plástico que utilizamos em nossa casa, tanto na cozinha quanto na área de serviço e no banheiro. Além de embalagens de achocolatados, há as de iogurtes, xampus, condicionadores, sabonetes, produtos de limpeza. Lave-as bem e transforme-as em brinquedos para seus filhos, como carrinhos e robôs. Corte-as no formato do brinquedo e cole rodinhas, por exemplo. Você pode usar tampas de achocolatados ou potes de vidro para fazer um jogo da memória. Cole fotos do seu filho e de colegas nas tampas. Guarde o brinquedo dentro de outra embalagem reutilizada, como um pote de sorvete.

Reprodução enecousas.blogspot.com

Potes de vidro como porta-temperos

Os potes de vidro que você utiliza na sua cozinha, como as embalagens de café, azeitonas e geleias, podem ser utilizadas para guardar seus temperos. Embalagens de papinhas de criança se tornam lembrancinhas de aniversário, desde que bem decoradas. Cole as tampas em uma barra de madeira grudada à parede ou ainda à parte debaixo de um armário e ganhe um inusitado porta-temperos. Ou ainda, utilize seus potes para guardar doces e biscoitos caseiros. Bem decorados, os vidros com esses mimos podem se tornar presentes charmosos.

Reprodução artesanato.culturamix.com

Caixas de leite como porta-canetas

As caixas de leite longa vida também podem ganhar novas utilidades em sua casa. Corte as caixas ao meio, lave-as bem e encape-as com um papel ou tecido bem bonito. Dobre um centímetro da caixa para fora e deixe a parte laminada aparente mesmo. Faça furos nas quatro extremidades com um furador e passe por eles fitinhas de cetim. Faça lacinhos e deixe a caixinha charmosa. O novo recipiente pode ser utilizado como porta-cartões, porta-caneta e lápis ou para armazenar o que sua imaginação permitir.

Reprodução artedetudoumpoquinho.blogspot.com

Forminhas como luminárias

Você preparou uma festa de aniversário para seu filho, mas percebeu que sobraram forminhas de doces. Você pode guardá-las para o próximo aniversário ou dar uma utilidade inusitada a elas. Experimente fazer furos no meio delas. Compre um pisca-pisca e passe cada pequena lâmpada pelo buraquinho feito nas forminhas de doces. Espalhe o novo pisca-pisca pela casa, colocando-os sobre a mesa ou pendurado à parede. Para uma reunião informal, a decoração é sucesso na certa. Outra opção de luminária, seguindo o mesmo raciocínio, é utilizar potinhos de iogurte com as luzes.

Reprodução seattlesundries.com

Embalagens de Tic Tacs

Depois de devorar todas aquelas pequenas balinhas Tic Tac, armazene a embalagem em vez de jogá-la no lixo. Elas podem ser utilizadas como porta-trecos, apesar do tamanho. Para quem gosta de artesanato, elas são uma boa opção para guardar fitas. Deixe a pontinha do lado de fora e organize suas fitas e linhas. Outra opção é levar as caixinhas para a cozinha e guardar temperos nelas, como cominho, cúrcuma, orégano, pimenta, sal. Se tiver muitas caixinhas sobrando, utilize-as também para organizar seus grampos, objetos pequenos que nunca encontramos onde guardar.

Reprodução misturadasboas.wordpress.com

Xampu como porta-celular

As embalagens plásticas que geralmente vão para o lixo podem servir também para proteger seu celular. Pegue um pote de xampu, por exemplo, e corte a parte frontal pela metade. Deixe a parte de trás inteira, mas faça um acabamento bonito e uma abertura por onde passará o carregador de seu celular. A nova embalagem funcionará assim: o carregador, quando conectado a uma tomada, prende a embalagem à parede. Sua abertura frontal guarda o celular enquanto ele é carregado, protegendo-o e deixando sua casa organizada.