Ideias para reaproveitar garrafas plásticas

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para reaproveitar garrafas plásticas
O plástico presente nas garrafas leva até 100 anos para se decompor na natureza (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

As garrafas plásticas são uma das grandes responsáveis pelo volume nos aterros sanitários das principais cidades do Brasil. Isso sem falar nos efeitos colaterais que elas causam, como a contaminação da natureza, uma vez que o plástico leva aproximadamente 100 anos para se decompor. Como a reciclagem não acontece à mesma proporção da grande quantidade de material produzida pelas indústrias, é preciso encontrar uma forma de aproveitar as garrafas em vez de simplesmente descartá-las no ambiente. A dica é usar e abusar da criatividade para elaborar utensílios que podem aliar o reaproveitamento das garrafas plásticas com a confecção de produtos úteis, decorativos, criativos e, acima de tudo, sustentáveis.

Outras pessoas estão lendo

Puff com estilo

Que tal usar todas aquelas garrafas de plástico que estavam cheias de refrigerante durante a festa do fim de semana para criar um móvel super estilizado? Pode parecer estranho, mas uma ideia criativa é aproveitar as garrafas -- especialmente às do tipo PET -- para criar um puff. Para isso, tudo o que você vai precisar é de pedaços de papelão, cola, durex, espuma e, é claro, as garrafas de plástico. Para um puff médio, serão necessárias 32 garrafas. Cortando a parte de cima de cada uma delas, é possível encaixar as duas metades de cada garrafa uma sobre a outra. Aí, basta fazer um quadrado com os blocos das garrafas, inserir a espuma e o papelão e seu novo móvel está pronto.

Luminária de mesa

Manipulando garrafas de plástico junto com palha de milho é possível criar uma bela luminária de mesa, uma ideia ao mesmo tempo sofisticada e sustentável. Para isso, basta colar a palha ao redor do corpo da garrafa PET formando uma pequena caixa com as extremidades abertas. Então, uma base deve ser feita com um soquete de madeira, encontrado facilmente em supermercados ou lojas de marcenaria. A tampa fica aberta. Basta inserir a lâmpada na base e pronto. Sua luminária estilizada está pronta para o uso. Atenção: não use lâmpadas incandescentes, pois elas podem queimar o plástico. Em vez disso, prefira lâmpadas frias (fluorescentes).

Vasos suspensos

A estrutura das garrafas PET pode ser utilizada para servir de vasos suspensos, prontos para germinar hortaliças caseiras em sua casa. Separe uma garrafa PET fechada e tampada. Colocando-a em posição horizontal, faça quatro furos pequenos nas extremidades da garrafa. Em seguida, corte um retângulo bem no centro da garrafa, mas só de um lado. Insira um barbante ou corda fina para passar nos pontos da garrafa. São eles os responsáveis pela sustentação, então verifique se a corda está bem esticada e não esqueça de dar um nó apertado nas pontas. Então, basta deixar as garrafas suspensas em seu jardim e elas estão prontas para abrigar sua horta caseira.

Porta-lápis

Uma sugestão decorativa para reaproveitar as garrafas de plástico é criar um porta-lápis de três pontas. Para preparar seu porta-lápis, separe a ponta e a base de uma garrafa PET. Em seguida, corte dois gargalos de outras duas garrafas de plástico. Aí, basta montar a base da garrafa junto com as três pontas de gargalo. Cole tudo com fita adesiva. Em cada ponta cabem dois lápis ou duas canetas. Se preferir, você pode pintar as garrafas com tinta para dar um visual mais interessante. Afinal, o design do porta-lápis feito a partir de garrafas de plástico chama atenção pela criatividade do produto final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível