on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias para reformar uma mesa de centro

Atualizado em 13 março, 2018

Antes de descartar sua mesinha de centro antiga, considere algumas ideias de renovação para transformá-la em uma mesa completamente diferente. Enquanto a estrutura da mesa estiver boa, você pode reformá-la de diversas maneiras, indo de pintura a mosaicos. A reforma faz com que sua mesinha de centro pareça nova em folha sem gastar muito dinheiro.

Um pintura texturizada dá uma cara mais atual à sua mesinha de centro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Acabamento

Se você gosta do estilo da peça, mas quer que ela tenha uma cara nova, use tinta ou verniz. O verniz dá um aspecto mais moderno à peça. Em vez de envernizar a mesa inteira, cubra apenas o topo ou os pés para deixar a madeira com dois tons diferentes. As tintas oferecem variedades de cores. Uma cor vibrante a destaca do restante da decoração. Para um ar mais personalizado, pinte uma mesa em xadrez, com listras ou com qualquer outro tipo de padrão de sua preferência. Estêncis permitem desenhos mais elaborados.

Loading...

Envelhecimento

Envelhecer a madeira, ao mesmo tempo em que renova a peça, oferece um aspecto de antiguidade. Para desgastar a madeira, você pode usar lixas, fincar alguns pregos, usar limas e grosas para talhar e, por fim, passar uma escova multiuso de aço para abastar os cantos. Para que o envelhecimento pareça mais real, use essas técnicas em partes da peça nas quais normalmente o desgaste aconteceria com o passar do tempo, como as bordas. Comece devagar e com cuidado para não exagerar e estragar a peça. O uso de craquelê médio também oferece um resultado agradável.

Mosaico

O mosaico é usado normalmente no topo do peça. Faça o desenho que quiser em todo o topo ou só em uma parte, se preferir. Para o acabamento da borda da peça, você pode usar uma moldura de cerâmica ou de madeira. O mosaico deixa a peça mais pesada, por isso, tenha certeza de que a sua peça é firme o suficiente para receber o mosaico. Se achar necessário, você pode adicionar algum reforço antes de montar a imagem.

Lousa

As tintas para lousas de giz transformam a sua mesinha em um ponto de entretenimento. A aplicação desse tipo de tinta é um pouco mais demorado do que passar uma tinta convencional. Para melhores resultados, deixe a tinta secar por pelo menos três dias. Assim que a peça estiver seca, com o giz deitado, esfregue toda a peça. Essa técnica prepara a superfície para que você possa desenhar e apagar facilmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...