×
Loading ...

Ideias para reformar mesas de madeira com pintura

Atualizado em 20 julho, 2017

Pintar uma mesa é uma maneira econômica de mudar o visual de uma sala. É possível encontrar diversas ideias de acabamentos diferentes para esses móveis, todos obtidos através de pintura. A grande variedade de cores de tinta disponíveis proporciona a possibilidade de a pintura ser tão tradicional ou ousada quanto você desejar. Sem falar que existem ainda algumas técnicas que podem ser usadas para dar à sua mesa um visual desgastado ou envelhecido. Algumas das opções de pintura envolvem processos rápidos e fáceis, enquanto outras demandam maior tempo para serem executadas.

Sua mesa pintada pode ser tão ousada ou tradicional quanto você desejar (blue tables in cafe with ash tray scone image by Maksym Gorpenyuk from Fotolia.com)

Simplesmente a pinte

Pinte sua mesa com uma cor sólida, sem medo de tentar opções diferentes. Escolha uma cor distinta para transformar a sua mesa em um ponto focal; uma cor sutil para fazer com que ela se misture com a sua decoração; ou uma cor ousada, para deixar sua marca. Também é possível deixar o tampo da mesa em madeira natural e pintar somente sua parte inferior.

Loading...

Imitações de materiais

Use acabamentos que aparentem ser diferentes materiais para criar um visual impressionante e elegante na sua mesa. Essas técnicas são tradicionalmente utilizadas em paredes, mas também irão funcionar em seus móveis. Os acabamentos falsos incluem couro, camurça, tecidos tradicionais, pedra e mármore. Pode-se até mesmo usar um acabamento falso no tampo da mesa e pintar o restante com uma cor sólida.

Estuque veneziano

Outra técnica de pintura, chamada de estuque veneziano, realça os tons claros e escuros de uma cor para um visual clássico europeu. O efeito dessa técnica traz um resultado semelhante ao de mármore envelhecido. Use estuque veneziano no tampo da mesa e uma cor sólida harmônica no restante.

Técnica de craquelê

A técnica de craquelê dará à sua mesa um visual antigo e desgastado. Ela envolve a aplicação de uma camada de cor base, uma camada de material específico para a formação das rachaduras e uma camada superior com uma segunda cor. Quando executada corretamente, a camada superior criará rachaduras para revelar a cor da camada de base. Mais uma vez, você pode utilizar essa técnica apenas no tampo da mesa e pintar o restante com uma cor sólida. Você poderia até mesmo lixar as bordas do móvel para criar um visual mais envelhecido.

Acabamentos perolados e metálicos

Tintas peroladas ou metálicas darão à sua mesa um distinto acabamento de madrepérola branca ou um visual dourado, prateado ou acobreado.

Visual desgastado

A técnica de pintura desgastada é uma ideia popular que dará à sua mesa um acabamento envelhecido. Ela envolve a pintura do móvel com uma camada base em uma cor e uma camada superior em outra cor. Em seguida, usa-se uma lixa fina para lixar a mesa nas bordas, revelando parcialmente a camada de base ou a madeira do móvel. É possível também lixar o resto da mesa para apenas desgastar levemente a camada superior em algumas áreas e revelar mais da camada de base em outras.

Estêncil

Para um visual escandinavo, pinte sua mesa e use um estêncil para aplicar um desenho em uma cor contrastante. Você pode adquirir estêncis em lojas de pintura e de decoração, bem como em lojas de artesanato.

Grafismos

Se você quiser realmente ousar ou se você tem uma sala cuja decoração segue o tema dos anos 70, pinte grafismos em sua mesa. Use uma variedade de cores complementares para pintar padrões quadriculados no tampo. Em seguida, pinte o restante com uma cor sólida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...