Ideias para retiros cristãos

Escrito por sarah badger | Traduzido por danilo nunes
Ideias para retiros cristãos
Escolha um tema animador e instigante para o seu retiro. (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Retiros cristãos de sucesso ajudam as pessoas a crescer na sua caminhada com Deus, enquanto desfrutam de uma fuga do estresse da vida diária. Coordenação de oradores, grupos de estudo e atividades para o seu refúgio, em um tema de espiritualmente edificante. Um grande tema dá aos participantes do retiro uma ideia central para se concentrar e refletir durante toda a sua viagem.

Temas bíblicos

Alguns dos temas mais simples para retiros cristãos são aqueles baseados em um livro ou versículo. Por exemplo, você pode focar seu retiro em João 3:16 e convidar palestrantes para discutir o significado e o impacto desse verso. Você pode também fazer sobre um livro inteiro da Bíblia o tema de seu retiro, como Provérbios. Passe o retiro estudando o livro escolhido ou verso cuidadosamente enquanto discute formas de aplicar seus princípios a sua vida.

Tópicos do tema

Em vez de escolher um certo verso ou livro da Bíblia, você pode escolher um tópico central dos pensamentos e da vida do cristianismo como o tema para seu retiro. Você pode escolher o tema "adoração" e dedicar boa parte do retiro para adorar através da música, bem como estudar partes das Escrituras que discutem a adoração. O tópico "sabedoria" também é um grande foco para um retiro cristão. Você pode centralizar o fim de semana em torno de formas práticas para absorver a sabedoria de Deus e usá-la em sua vida diária.

Princípios teológicos

Para um retiro mais acadêmico, como um para aspirantes a pastores ou seminaristas, escolha um tema que aborde um importante princípio teológico. Por exemplo, você pode dedicar o seu retiro para estudar o mistério teológico da Trindade ou expiação substitutiva. Convide palestrantes que são especialistas sobre o tema escolhido e escolha passagens da Bíblia e os escritos acadêmicos que abordam o tema para ler durante o retiro. Se o seu retiro é interdenominacional, tenha cuidado para não escolher temas polêmicos e de diferentes denominações que não entrem em acordo, como predestinação ou transubstanciação.

Temas interpessoais

Temas interpessoais ajudam os frequentadores de retiro a aprender a melhorar seus relacionamentos. Você poderia colocar o tema do seu retiro em favor de melhorar relações pai e filho e convidar os pais a levarem seus filhos e filhas. Um tema de retiro mãe e filha iria incidir sobre questões específicas das mulheres e incluem atividades mais femininas, como um chá entre mulheres, enquanto um retiro de pai e filho pode incluir acampamento ao ar livre e esportes. Você também pode convidar os maridos e esposas no tema em torno do plano de Deus para o romance e o casamento. Retiros de casamento podem incluir jantares românticos e danças, bem como de oração séria, adoração e estudos bíblicos.

Temas fantasiosos

Coloque mais diversão em seus retiros, escolhendo um tema baseado em contos de fadas ou até mesmo super-heróis. Sempre relacione o tema voltado às Escrituras e a Deus. Para um retiro feminino, pode fazer temática de princesa e com foco em ajudar as mulheres a entenderem que elas são a realeza no reino de Deus. Você pode decorar a instalação como um castelo de conto de fadas e ter uma baile de "Cinderela". O retiro dos homens poderia ser com tema Superman e focar retratando Jesus como o super-herói, com final perfeito onde ele vem para nos salvar. Você também pode desafiar os participantes de retiros para ser "super-homens", dedicando suas vidas a servir os outros.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível