Mais
×

Ideias de robótica para uma feira de ciências

O campo da robótica saiu das páginas da ficção científica e chegou ao nosso dia-a-dia. Estudantes frequentemente se interessam pela robótica, que se torna um tópico popular para projetos. Encontrar ideias para experimentos de uma feira de ciências é mais simples do que se imagina, e conforme a tecnologia avança, haverá ainda mais opções no futuro.

Não é difícil realizar um projeto de robótica para a feira de ciências da escola (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Robô controlado por voz

Uma ideia popular para um projeto de feira de ciências é criar um robô controlado por voz. Você precisará de um disco rígido para armazenar os comandos no cérebro do robô, e um microfone para que ele possa ouvir os comandos dados. O resto do robô é com você.

Se quiser construir um robô com rodas que se mova para a frente ou para trás ao seu comando, programe-os no cérebro do robô para que ele os reconheça (um comando para ir para a frente e outro para ir para trás, além de um para a esquerda e outro para a direita). Conecte os motores ao disco rígido para que quando o robô ouvir e reconhecer as palavras, ele se mova na direção apropriada

Robô contador

Outra ideia é construir um robô que conte. Você precisará de um scanner ou dispositivo sensor que seja sensível o suficiente para reconhecer objetos distintos postos em uma área. O scanner precisará então ser conectado a um computador capaz de interpretar o que o scanner está vendo. O robô utilizará software escrito em VB6 para contar cada objeto distinto percebido pelo scanner.

Se quiser realmente dar mais destaque ao projeto, faça um programa de som para que o computador anuncie o número de itens contados após as computações.

Ciborgues

O campo da tecnologia cibernética (integração de máquinas com o corpo humano) cresce rapidamente. Isso é especialmente verdadeiro na área de próteses cibernéticas, como braços que respondem a impulsos elétricos das terminações nervosas do membro amputador. Apesar de fazer uma prótese como essa por si mesmo estar fora de questão devido à complexidade e custo, você pode apresentar informações sobre o que é um ciborgue, e demonstrar muitos dos mais recentes desenvolvimentos do campo. Uma boa ideia seria mostrar ciborgues fictícios famosos, como o Exterminador do futuro ou o Robocop e dizer por que esses filmes não são mais tão distantes da realidade hoje, como na época em que foram feitos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article