×
Loading ...

Ideias simples para transformar restos de materiais do dia a dia

Getty Images

Introdução

Já ouviu falar em "DIY" (do inglês "do it yourself", ou "faça você mesmo"), uma das grandes tendências da decoração, do artesanato e da moda? Na onda da sustentabilidade e da economia de recursos do meio-ambiente, reutilizar materiais nunca esteve tão em voga. Conheça ideias simples para renovar e transformar aqueles materiais do dia-a-dia que você jogaria fora normalmente. Pegue objetos e móveis já sem utilidade ou ainda restos de materiais que iriam para o lixo e recrie lindas peças de baixo custo, fáceis de fazer e que não prejudicam a natureza. Você verá o lixo com outros olhos!

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Renove móveis antigos

Enjoou de um móvel mas não quer se livrar dele? Ou herdou um antigo e não sabe o que fazer, já que não combina com a sua decoração? Lixa e pintura nele! Nada mais moderno que um móvel antigo com uma cor diferente, que ressalte o desenho tradicional. Lixe para tirar imperfeições ou restos de verniz e dê algumas demãos de tinta. Puxadores de gaveta descombinando ou cadeiras antigas estofadas com tecidos diferentes deixam a sua casa com uma cara muito mais descolada. Aproveite e dê uma nova função para o objeto reciclado: baú vira mesinha, cristaleira se transforma em estante de livros, etc.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Pisca-pisca de Natal

A grande tendência do DIY é o uso das luzes de Natal em qualquer época do ano. Nada de deixá-las guardadas no armário ocupando espaço, e muito menos jogá-las fora depois das festas de fim de ano! Os pisca-piscas ficam lindos dentro de um pote ou garrafa de vidro, fazendo as vezes de luminária. Ou ainda use-as em volta da cama, de alguma estante ou em volta de algum objeto que você quer destacar em sua casa. As luzes garantem um efeito romântico e contemporâneo sem nenhum esforço.

ULTRA F/Photodisc/Getty Images

Reutilize garrafas e potes de vidro

Uma das grandes tendências é a utilização de garrafas e potes de vidro na decoração da casa. Garrafas de vinho e cerveja com cores e desenhos diferentes podem se transformar em belos vasos de flores delicadas ou castiçais, enquanto potes de geleia viram divertidos porta-velas ou o que mais você imaginar. Para mudar a cara dos recipientes, você pode utilizar tinta spray do lado de fora ou pintar por dentro despejando tinta e deixando escorrer o excesso. No entanto, a transparência original das garrafas dá um aspecto romântico para quem não quer ter muito trabalho.

Comstock/Comstock/Getty Images

Embrulhos ecológicos

Dê uma cara moderna aos mimos que você presentear sem gastar praticamente nada e destaque-se dos embrulhos tradicionais. Nunca mais você precisará comprar papel de presente! Aproveite os restos de papel pardo, recicle papel usado ou ainda páginas de revistas e livros antigos e já sem utilidade. Em vez de usar laços de cetim, use barbantes ou restos de juta para amarrar os presentes. Basta ter um pouco de habilidade na hora de embrulhar para que o seu presente não pareça improvisado ou feito por uma criança!

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Caixas de papelão

Caixas de sapato ou compartimentos de papelão podem se transformar em ótimos organizadores e ainda enfeitar sua casa. Com estes materiais que nós descartamos sem nem pensar, pode-se criar porta-trecos, gaveteiros, porta-joias e até mesmo organizadores de cabos de televisão e computador, fazendo um pequeno furo em suas extremidades para passar os cabos de um lado a outro e esconder o emaranhado de fios que enfeiam sua sala. Basta pintar a sua superfície da sua cor preferida ou ainda colar pedaços de tecido ou papel, na técnica conhecida como decoupagem.

Creatas/Creatas/Getty Images

Vinis antigos

Tem uma coleção de vinis e não sabe o que fazer com eles? Obviamente que escutá-los é uma ótima ideia, mas se você não tem mais um toca discos ou quer reaproveitar aqueles discos arranhados, outros usos são possíveis. Um dos mais interessantes é transformá-los em potes para colocar snacks em uma festa ou o que mais sua imaginação mandar. Basta aquecer em fogo baixo o seu forno, apoiar o vinil sobre uma lata e colocá-lo lá dentro. Em alguns minutos, ele derreterá levemente e ganhará um novo formato. Ao esfriar, é só usar seu potinho!

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Cascas de frutas reaproveitadas

Depois que você fizer uma limonada ou suco de laranja, não jogue a casca fora! Ela pode se transformar em uma linda vela, e tudo o que você precisa é de uma faquinha e de azeite de oliva para fazê-la. Ao cortar a laranja ou limão, já sem a fruta, mantenha o bagaço na casca. Sua ponta servirá de pavio. Despeje azeite sem molhar o pavio e acenda a sua vela improvisada. Além do belo efeito da chama sobre a cor da fruta, a vela ainda exala um cheirinho delicioso que tomará conta da sua casa.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Restos de tecido

Roupas velhas, lençóis furados e picotes de tecido em geral têm mil e uma utilidades. Não é necessário nem saber usar máquina de costura. Basta comprar cola de tecido ou mesmo aquelas fitas de fazer bainha. Corte retalhos de roupas que você não usa mais ou reaproveite roupas de cama para botar a imaginação para funcionar. Confeccione bandeirolas para enfeitar a janela, faça simples capas de almofadas, crie novas peças de roupa ou parta para projetos de patchwork. A criatividade aqui não tem limites!

NA/AbleStock.com/Getty Images

Pregadores de roupa servem para tudo

Um dos novos queridinhos do "faça você mesmo" são os pregadores de roupas, aqueles de madeira bem comuns. Eles são versáteis e podem ser usados da maneira que sua criatividade mandar, não apenas para botar roupa para secar. Deixe-os na cor da madeira ou pinte-os com tinta colorida e depois cole pequenos imãs atrás para pendurar fotos e avisos na sua geladeira. Ou então substitua os quadros na parede fazendo um varal com cordas e pendure gravuras e fotografias de um jeito despojado. Até mesmo bonequinhos para brincar você pode fazer!