Ideias para fazer um Sistema Solar móvel

Escrito por laurel brown | Traduzido por fabrício basílio o. de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para fazer um Sistema Solar móvel
Um Sistema Solar móvel é uma maneira divertida de aprender

O estudo do Sistema Solar é uma atividade gratificante para os jovens estudantes, e uma das melhores maneiras de estudar é construindo uma miniatura móvel. Melhor do que desenhos ou diagramas para exibir muitos detalhes, um Sistema Solar móvel também é divertido e fácil de se fazer. Você não precisa gastar muito dinheiro ou tempo para fazer um excelente projeto.

Outras pessoas estão lendo

Conceitos básicos do Sistema Solar

Aprenda um pouco sobre o Sistema Solar antes de começar a construir sua miniatura móvel. Qualquer bom Sistema Solar móvel deve incluir o Sol, os oito planetas e a Lua da Terra. Você também pode adicionar as luas de outros planetas, Plutão, cometas, asteroides e anéis em torno dos planetas apropriados.

Planejando seu Sistema Solar móvel

Primeiro, decida se você quer que seu projeto reflita os tamanhos precisos dentro do Sistema Solar. As distâncias incrivelmente grandes entre todos os planetas significam que será difícil mostrar os planetas com espaçamento preciso em seu projeto.

A melhor opção para refletir tamanhos precisos é fazer os vários planetas em escala. Eles variam muito em tamanho, desde o gigante Júpiter, com um diâmetro de 139.822 km, até o pequeno Mercúrio, com um diâmetro de 4879 km. Descubra qual escala será viável para seu Sistema Solar móvel. Se você fizer o diâmetro do seu modelo de Mercúrio com 1 cm de diâmetro, Júpiter deverá ter mais de 29 cm de diâmetro. Tenha em mente que, se você estiver fazendo modelos em escala dos planetas, o Sol, com um diâmetro de 1.391.684 km, será demasiadamente grande para o seu sistema solar móvel.

Materiais necessários

Você precisará de três partes básicas para fazer o seu Sistema Solar móvel: um gancho, cordas e objetos para representar os planetas. Seu gancho pode ser qualquer coisa forte o suficiente para suportar os planetas que você fizer. Boas opções incluem um pedaço de madeira, um cabide de roupas ou uma haste de cortina. Para amarrar, use uma corda padrão ou linha de pesca para obter melhores resultados. Para representar os planetas e outros corpos do Sistema Solar, você precisará obter materiais redondos de vários tamanhos. A solução mais simples é usar bolas de isopor de diferentes tamanhos. Elas são fáceis de encontrar em lojas de artesanato e são simples de se trabalhar. Você também pode usar bolas esportivas, itens redondos de alimentos ou quaisquer outros objetos redondos que possam ser obtidos em vários tamanhos.

Para maior precisão e melhor visual, pinte ou colora seus planetas para se parecerem com os planetas reais. Verifique se você tem as cores exatas necessárias para os planetas e se a tinta aderirá aos modelos redondos do Sistema Solar.

Construção

Primeiro, pinte os planetas e outros objetos, dando um tempo para que sequem completamente. Em seguida, coloque os planetas fixando a sequência na superfície das bolas ou enfiando a corda através do corpo da bola com uma agulha. Por último, coloque os modelos do Sistema Solar no gancho. Certifique-se de que os planetas estejam na ordem correta do Sistema Solar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível