×
Loading ...

Ideias de slogan

Atualizado em 17 abril, 2017

Um slogan define uma marca de produto resumindo sua personalidade. Qualquer um pode criar um slogan, mas criar uma frase memorável que comunique o que é o produto ou serviço de forma distintiva e sucinta é outra história. Há profissionais muito bem pagos que tropeçam ao criar grandes slogans. Não há uma fórmula mágica. Ao longo do tempo, as pessoas associarão um slogan de sucesso com um produto e a sua marca.

Ao longo do tempo, as pessoas associarão um slogan de sucesso com um produto e a sua marca (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Ajude a memória

Os slogans precisam ser memoráveis para serem efetivos. Um jogo de palavras, uma frase marcante ou até mesmo a voz do narrador podem ser a base para um ótimo slogan. Alguns escritores buscam formas de ajudar a memória usando mnemônica. Esses construtores de memórias são ótimos para ajudar na memorização de um slogan se o nome da marca é difícil de soletrar ou pronunciar. A Aamco Reparos Automotivos, por exemplo, soletra o nome e usa uma buzina de carro para ajudar a memorizar em seu anúncio. A Aflac Seguros usa o som irritante de um pato grasnando para tornar sua marca um nome familiar.

Loading...

Defina a personalidade da marca

Os slogans da maioria dos produtos cai na categoria de frases focadas no produto. A maior parte dos escritores começa escrevendo linhas voltadas para o produto e então muda para outros tipos de frases pessoais conforme a marca amadurece ou o mercado muda. O objetivo primário para a maioria dos slogans iniciais é definir o produto e seus atributos, reais ou imaginados. Esses tipos de frases definem nichos de produto. O slogan da Wonder Bread "Constrói corpos fortes de 12 maneiras" ou do Big Mac, da McDonald´s "Dois hambúrgueres alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim" definem os produtos e seus benefícios. Ambos se mostraram bem sucedidos e duradouros para essas marcas.

Briga nas lojas

As empresas usam slogans competitivos para se diferenciarem em uma categoria. Proclamando, através do slogan, quem eles são, dizendo indiretamente que os outros produtos não o são. Esses slogans são efetivos quando há poucas diferenças reais entre produtos ou quando um deles tem uma diferença muito marcante. Comunicar uma vantagem sobre os competidores pode tornar um slogan efetivo. Escreva um slogan que coloque o seu produto em uma classe sozinho. O slogan da toalha de papel Bounty "The Quicker Picker Upper" (em tradução livre "O mais rápido limpador") funcionou para manter a empresa na liderança por mais de 30 anos. Considere posicionar sua marca se o seu produto possui um atributo singular. Use palavras como "único", "exclusivo" e "melhor" para mostrar uma vantagem.

Sinal dos tempos

Alguns slogans capturam a magia de algo maior do que o próprio produto. Eles apoderam-se de um fenômeno cultural ou social e alinham-se com ele. Tais slogans funcionam enquanto a tendência permanece viva. O famoso slogan da Nike "Just Do It" (em tradução livre "Apenas faça") ecoa a paixão pelo esporte e boa condição física. Esses tipos de slogan são difíceis de criar. A base na qual o slogan se apoia deve ser mantida amplamente e ser atingível, especialmente porque as pessoas compram o produto para se alinhar ao fenômeno.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...