Mais
×

Ideias de tema para uma exposição de arte individual

Atualizado em 22 julho, 2017

Assim como um título de livro, um tema para uma exposição individual deve focar na obra e aguçar a curiosidade e o interesse de apreciadores e compradores. O tema é uma poderosa ferramenta de marketing para atrair visitantes e clientes, e a escolha de um tema cativante pode ser a chave do sucesso de uma exposição. Devido à grande competitividade, as galerias estão sempre buscando temas com apelo comercial, para atrair clientes novos e manter os antigos.

O tema de uma exposição é uma ferramenta de marketing para atrair visitantes (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A escolha do tema

É importante que o artista e a galeria cheguem a um acordo a respeito do tema. Isto irá inspirar o artista sobre o trabalho a ser produzido, e estimular a galeria a promover o evento. Muitas vezes, a galeria irá sugerir um tema, mas o artista também pode criar um. A galeria estará mais interessada em saber se o artista tem um público que tenha manifestado interesse em algum tema específico.

Em geral, um tema pode ser qualquer coisa que inspire o artista e represente um denominador comum a todo o trabalho a ser exposto. Como uma exposição individual não está vinculada a outros artistas, é importante que o tema inspire a paixão do artista e receba total apoio por parte da galeria.

Se a galeria optar por uma seleção limitada do trabalho do artista, ela pode colaborar junto com ele no sentido de encontrar e desenvolver um tema baseado no trabalho selecionado. Assim como o tema deve ser comercialmente atraente para a galeria, ele deve ser algo inspirador para o artista, para que ele possa produzir mais obras dentro daquele conceito.

Exemplos de temas

Não importa se você é um pintor ou um escultor, a chave é fazer de seu tema algo pessoal. Quanto mais pessoal o tema, mais o trabalho se destacará dos outros.

Você pode se concentrar em um lugar como uma cidade, região, país, bairro, um parque ou um planeta. Mas, se o lugar for a cidade onde o artista nasceu ou onde um momento importante de sua vida aconteceu, o trabalho será mais pungente e o tema terá ainda mais atração sobre o público.

Se o artista tem uma conexão pessoal com uma pessoa ou grupo que inspira o tema, a exposição tende a ser mais poderosa. A pessoa pode ser famosa ou desconhecida, viva ou morta; o que é importante é a ligação específica com o artista.

O artista também irá fornecer uma biografia e um pequeno release, onde ele ou ela explicará por que e como o tema é pessoal e dará todas as informações pertinentes e os detalhes que irão reforçar o interesse dos compradores.

Um artista pode trabalhar um tema em torno de um objeto ou ideia, como um evento, um conceito (compaixão, riso, isolamento ou relacionamentos, por exemplo), uma cor, uma época, uma causa, ou luz e sombra.

O tema pode ser um período específico de trabalho do artista. Por exemplo, o trabalho feito depois de uma certa idade, ou após um determinado evento, ou obras produzidas durante um certo período de anos. Pode ser antes ou depois de uma mudança de estilo.

Um tema pode ser também o material usado para uma instalação ou para as obras de arte. Trabalhos sobre papel, madeira ou vidro são exemplos de temas.

Um tema pode ser o estilo ou a escola específica à qual a obra pertence.

Um exemplo de tema

Uma forma de atrair tanto o interesse do público quanto a atenção da galeria é procurar em torno de seu bairro ou comunidade e ver quais atrações, fatos históricos ou interesses comuns podem ser usados como um tema para a exposição.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article