Ideias para uma tese de mestrado em educação básica especial

Escrito por e. grace gibbons | Traduzido por erica priscila de souza
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Ideias para uma tese de mestrado em educação básica especial
Escolher um tema é, provavelmente, a parte mais difícil da tese (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Nunca é cedo demais para pensar em ideias de dissertação de mestrado. A tese toma, pelo menos, vários meses de pesquisa, plano e escrita. Portanto, a discussão é uma parte essencial do processo e deve ser concluída assim que possível. Ao pensar em temas relacionados à educação básica especial, certifique-se de ter em mãos o que você sabe e o conhecimento que pode expandir. Tecnologia e avaliações são aspectos comuns do ensino, então seria aconselhável adaptá-los à educação especial para usar em uma proposta de tese.

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Encontre uma ideia para uma tese de mestrado

A tese é um requisito essencial de um mestrado e uma demonstração, por escrito, de seu domínio. Ela indica que você compreende plenamente a sua área e é capaz de trabalhar nesse nível. Uma estrutura genérica da tese inclui uma página de título, resumo, agradecimentos, introdução, revisão de literatura, metodologia, apresentação de dados, análise e discussão, conclusão e referências. Depois de anos na escola, escolher o tema de sua tese pode parecer uma pressão maior ainda. Esteja preparado para passar meses na pesquisa e no acabamento de sua tese de mestrado. Se você separar o processo em etapas gerenciáveis, escrevê-la não irá parecer tão assustador. Então, tente escolher um tema que goste ou tenha interesse e tenha certeza de que vai ajudar na sua carreira. É possível tentar encontrar um tema que crie um nicho em sua área, pois assim a pesquisa será exclusiva. Dito isso, seja cauteloso sobre temas controversos. Tente prender-se a algo de que você tenha algum conhecimento e que seja realista em termos de suas capacidades.

Ideia um: como modificar o atual currículo do ensino fundamental especial

Existem muitas modificações curriculares que podem auxiliar os alunos com deficiência em escolas públicas. Muitas dessas mudanças não consomem tempo e podem fazer uma grande diferença: a gestão do tempo de instrução na sala de recursos, criação de grupos de leitura especiais; abertura de uma sala de aula multi-série para os alunos com dificuldades de aprendizagem e com problemas mentais; organizar uma agenda semanal da educação especial; adicionar um sistema de modificação comportamental; integrar estudantes de educação especial em atividades extracurriculares, e a criação de um programa de linguagem e artes. Em sua tese, vários assuntos relacionados devem ser discutidos: a definição de um currículo modificado, focando principalmente em como ele pode ser implementado nas salas de aula de educação especial de hoje, a função de um novo currículo, com foco em como ele pode facilitar ainda mais a aprendizagem do aluno; e os prós e contras das modificações mencionadas devem ser abordados, enfocando se um professor deve utilizá-los no contexto da aprendizagem do aluno especial.

Ideia dois: a tecnologia sem fio facilita o aprendizado do estudante e a avaliação?

A tecnologia sem fio está em toda parte no mundo de hoje e lentamente está sendo incorporada à sala de aula moderna. Os instrutores estão em um ponto crucial, com a chegada de novos dispositivos, podendo usá-los ou ignorá-los. Novos estudos estão mostrando, no entanto, que a tecnologia é útil em mais formas além do básico de navegar na web. Por exemplo, a tecnologia sem fio pode facilitar a aprendizagem e a avaliação do aluno em sala de aula, tais como palestras multimídia interativas, melhorias na colaboração do estudante e aumento de experimentação em sala de aula. As redes sem fio e dispositivos móveis, combinados com ensino sério, podem facilitar o aprendizado do aluno ao ajudar os processos de avaliação formativa e somativa. Em sua tese, vários assuntos relacionados devem ser investigados: primeiro, a definição de avaliações, realçando principalmente como elas são comumente usadas ​​em salas de aula de educação especial de hoje; segundo, a função de tecnologias sem fio na sala de aula, com foco em como elas podem facilitar a aprendizagem dos alunos e a avaliação; e terceiro, os prós e contras da tecnologia sem fio e de rede devem ser abordados, enfocando se um professor deve utilizá-las para avaliar a aprendizagem do aluno da educação especial.

Ideia três: é a avaliação formativa ou a avaliação somativa o mais benéfico para a educação básica especial ou nenhum dos dois?

Avaliações formativas determinam o quanto os alunos aprenderam e o que ainda devem aprender. Elas são, geralmente, atribuições informais, como sessões de perguntas e respostas ou tarefas de casa. Esse tipo de avaliação é tipicamente incorporada dentro de um processo de instrução. Um educador também pode usar avaliações formativas para encontrar as lacunas entre o que os alunos aprenderam e onde eles estão com dificuldade. Por outro lado, a avaliação somativa abrange todos os conhecimentos que os alunos devem saber sobre um assunto específico ou uma unidade. Elas são geralmente formais, como exames governamentais padronizados, provas, exames semestrais e exames finais. A avaliação somativa é, normalmente, dada depois do ensino de um conteúdo específico para medir adequadamente a compreensão dos alunos sobre um assunto. Embora esses tipos de avaliações tenham seus benefícios, muitos educadores acreditam que, devido à sua frequência, elas não chegam a afetar o nível de aprendizado em sala de aula. Em sua tese, vários assuntos relacionados devem ser discutidos: em primeiro lugar, a definição de avaliação formativa e avaliação somativa, incidindo, principalmente, sobre como elas são comumente usadas ​​em salas de aula de educação especial de hoje; em segundo lugar, a função da avaliação em sala de aula, com foco em como eles podem facilitar a aprendizagem do aluno; e terceiro, os prós e contras de ambos os tipos de avaliação devem ser abordados, enfocando se um professor deve utilizá-las no contexto da educação especial.

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