Ideias para textos expositivos

Escrito por lea saray | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para textos expositivos
Uma temática expositiva cuidadosamente escolhida irá preparar um escritor para o sucesso (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A escrita expositiva é um tipo de escrita que informa, explica, define ou instrui. Cartas, instruções, artigos de jornais e revistas, relatórios e trabalhos de pesquisa são exemplos de escrita expositiva. Uma boa exposição deve ser centrada no tema, ser bem organizada e ser sustentada com fatos, detalhes e explicações. Alguns conselhos específicos podem ajudar escritores a melhorar estas habilidades. As dicas seguintes podem ser adaptadas para escritores de várias idades, habilidades e experiências. Além disso, eles são úteis para uma série de formatos, desde a escrita de uma frase simples até textos completos contendo diversos parágrafos.

Outras pessoas estão lendo

Mensagens autobiográficas

Jovens ou velhos, qualificados ou não, escritores gostam de falar sobre eles mesmos. Delimite o foco pedindo aos escritores para contarem os eventos mais importantes de suas vidas, uma pessoa que os tenha influenciado, lições de vida, atividades favoritas ou aspectos pessoais que gostariam de mudar. Peça aos alunos para escreverem sobre seus irmãos, descrevendo-os ou apontando as vantagens e desvantagens de se ter irmãos. Escritores também podem escrever sobre suas qualidades ou quais carreiras gostariam de seguir. Escritores mais velhos podem escrever sobre o que eles gostariam de realizar no futuro.

Ideias para textos expositivos
Quase todas as pessoas gostam de escrever sobre si mesmas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tutoriais

Escrever um tutorial ou texto do tipo "como fazer" requer um planejamento cuidadoso, a fim de garantir que todas as etapas sejam cobertas. Jovens escritores podem abordar tópicos familiares a eles, tais como "como fazer um sanduíche", "como cuidar de um animal de estimação", "como jogar um jogo" ou "como escovar os dentes". Escritores experientes podem mostrar seus conhecimentos nesse tipo de texto escolhendo temas que coincidam com interesses pessoais: como chutar uma bola, como fazer uma horta ou como fazer um recipiente de argila. Alguns escritores podem ainda optar por uma temática mais bem humorada, produzindo textos como "como enlouquecer sua mãe", "como chegar atrasado na escola" ou "como ser reprovado no teste de direção", por exemplo.

Ideias para textos expositivos
Textos do tipo "como fazer" podem ser feitos sobre tópicos simples do tipo "como cuidar de um cachorro" (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Textos expositivos com base em pesquisas

Muitos textos expositivos exigem pesquisas prévias. Com o aumento no número de livros não ficcionais disponíveis para crianças, jovens escritores estão tendo mais facilidade em escrever textos desse tipo. Os tópicos podem ser escolhidos de acordo com o interesse do escritor, seja em animais, pessoas famosas, esportes ou dinossauros. Escritores mais velhos possuem menos limitações quanto a disponibilidade de fontes. Material retirado da internet também pode estar disponível, e uma tarefa que exija a produção de um texto expositivo pode ser uma boa chance para mostrar como identificar fontes confiáveis na internet.

Ideias para textos expositivos
Textos expositivos baseados em pesquisas podem ser feitos sobre praticamente qualquer tema (Ableimages/Lifesize/Getty Images)

Escrita de opinião

Tarefas que solicitem a opinião do leitor também podem ser a base para textos expositivos. Escritores podem produzir textos que dialoguem com as ações de um personagem de uma história: o que Chapeuzinho Vermelho poderia ter feito diferente para evitar problemas? Que valores são importantes para Atticus Finch? Além disso, o ato de persuadir se torna um grande motivador quando o tópico é importante para o escritor. Temas como "por que eu deveria dormir mais tarde", "por que estar em uma equipe esportiva fortalece o caráter" ou ainda "por que a leitura é importante para qualquer pessoa" são bons exemplos de temas que podem motivar um escritor, fazendo-o elaborar seus argumentos com cautela.

Ideias para textos expositivos
Escrever sobre a opinião de alguém acerca de um tema pode ser uma abordagem motivante para um texto expositivo (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível