×
Loading ...

Ideias para trabalhos escolares sobre o espaço sideral

Atualizado em 20 julho, 2017

Quando se fala em astronomia, possíveis tópicos de conversa podem parecer tão infinitos quanto o próprio universo. Como os estudantes podem escolher o assunto certo para um trabalho sobre o espaço sideral? Os alunos devem se perguntar o que mais lhes fascina quando pensam sobre o universo e perguntar-se o que existe além do nosso planeta, do nosso sol e nossa galáxia. Por muitos séculos, astrônomos famosos (ou nem tanto) têm estudado temas como seres extra terrestres, buracos negros, estrelas e astrologia. Assim, seus alunos não terão dificuldade em encontrar dados após a escolha do tema.

O que existe além da nossa camada atmosférica? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vida em outros planetas

Quando se escuta a expressão "espaço sideral" a maioria das pessoas pensa em vida em outros planetas. Estudos recentes mostram que há planetas com constituição química semelhante à da Terra, o que contribui para a crença na possibilidade de que exista vida para além do nosso planeta. Em nosso sistema solar, tanto Saturno quanto Júpiter possuem luas que podem, potencialmente, ser habitadas. Seus alunos devem fazer pesquisas sobre astrônomos, estudos antigos e informações atuais que discutam acerca da possibilidade de existir vida em outros planetas. Eles também deverão pesquisar o que a minoria dos cientistas diz a respeito do tema e incluir suas próprias crenças sobre o tema no trabalho.

Loading...

Galáxias, buracos negros e estrelas

O universo possui uma pletora de assuntos que podem servir como tema para trabalhos sobre o espaço. Os mais populares são: galáxias, buracos negros e estrelas. Com satélites de alta definição e telescópios como o Hubble, hoje, cientistas conseguem visualizar galáxias vizinhas, atividades em buracos negros e as diferentes fases da vida de uma estrela detalhadamente. Seus alunos devem buscar respostas para perguntas como: O que acontece quando duas galáxias colidem? O que é um buraco negro e por que toda galáxia possui um? Por que algumas possuem dois? O que acontece quando uma estrela nasce; transforma-se em um gigante vermelho ou se transforma em uma supernova? A revista da NASA e publicações como "Sky and Telescope" e "Astronomy" têm um catálogo de artigos e vídeos que simulam atividades espaciais para ajudar os estudantes a compreender a magnitude do universo e das partes que o compõe.

Astronomia X Astrologia

De acordo com o site dictionary.com, astronomia é "a ciência que lida com o universo material encontrado além da atmosfera terrestre" enquanto astrologia é "o conjunto de estudos que busca interpretar a influência dos corpos celestes sobre assuntos humanos". Apesar de astrônomos e astrólogos não concordarem uns com os outros, eles têm o espaço como elemento comum. Seus alunos devem comparar os dois grupos e mostrar o que eles têm de comum e diferente.

Astrônomos

A astronomia é estudada há milhares de anos e muitos astrônomos famosos contribuíram para o conhecimento que temos atualmente acerca do universo. Ptolomeu foi o primeiro astrônomo conhecido. Galileu é tido como o pai da astronomia moderna. Albert Einstein descobriu a fórmula E=mc2. Carl Sagan passou a vida estudando a possibilidade de existir vida em outros planetas. Os alunos deverão escolher um astrônomo de sua admiração. Alguns tópicos que podem ser incluídos no trabalho são vida pessoal desse cientista, além de realizações, prêmios ou descobertas e invenções famosas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...