Ideias para se fazer vasos de cerâmica

Escrito por lynn johnson | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Vasos de cerâmica podem ser tanto funcionais quanto decorativos. Existem diversas técnicas que podem ser usadas para fazer um recipiente de cerâmica incluindo o método da prensa, modelagem e manipulação sobre uma roda de cerâmica. Os vasos devem ser aquecidos em um forno a fim de torná-los rígidos e duráveis​​, e em seguida, a decoração da superfície pode ser aplicada com tinta ou esmaltes. Os esmaltes exigirão uma queima adicional, mas são permanentes e seguros para serem lavados.

Outras pessoas estão lendo

Serpentina de cerâmica

A serpentina de cerâmica é uma técnica fácil para se fazer vasos. Pouco conhecimento ou experiência anterior em cerâmica é necessário para criar um recipiente enrolado com sucesso. Você precisará fazer tubos sólidos de cerâmica chamados de serpentina. Coloque a argila em uma superfície limpa, aplique pressão sobre o barro ao mover suas mãos em direção ao seu corpo e para longe dele. A argila deve começar a rolar em uma longa bobina. Mova as suas mãos para diferentes áreas da argila enquanto rola para assegurar que a ela tenha a mesma a espessura em toda a sua extensão. Quando a espessura desejada for obtida enrole a sua serpentina fazendo um círculo. Esta será a base do seu vaso. Enrole a serpentina em torno da borda exterior da base para construir a parede do seu vaso. Continue adicionando serpentinas no topo uma da outra para adicionar a altura do recipiente. Uma vez que o vaso estiver concluído, você poderá alisar a superfície, pressionando o barro com os dedos e esfregando a superfície com uma esponja molhada.

Técnica da pressão

Um vaso pode também ser feito utilizando a técnica da pressão para cerâmica. Comece com uma bola de barro. Pressione os dedos no meio do barro fazendo um recuo. Continue empurrando o recuo mais profundamente. Comprima os lados das paredes para fazê-los mais finos. Comece na parte inferior do recuo e trabalhe subindo. Seu vaso começará a tomar forma com a pressão. Use as mãos para apertar levemente a parte externa do vaso para dar-lhe forma. Uma vez que o vaso esteja concluído, você pode usar uma faca afiada para cortar em volta do topo para ter uma borda reta. Rode lentamente a argila em torno do topo do recipiente para fazer uma orla.

Roda de olaria

Fazer um vaso em uma roda de oleiro é a melhor maneira de obter um vaso simétrico, mas você precisará de muita experiência. Primeiro, uma bola de argila é pressionada no centro da roda. A argila tem de ser primeiramente centrada, pressionada para baixo em direção ao centro da roda com as mãos molhadas, enquanto a roda está em movimento. A roda continua girando enquanto uma abertura é criada no recipiente empurrando a bola para o centro. Em seguida, as paredes podem ser formadas apertando o barro no interior e exterior, enquanto puxa para cima. Este tipo de cerâmica leva horas de prática. Um oleiro experiente pode fazer vasos rapidamente na roda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível