×
Loading ...

Ideias de velas artesanais usando baleiros e potes de conserva

Atualizado em 21 novembro, 2016

Fazer suas próprias velas é um projeto criativo e pessoal que pode ser usado para decorar sua casa ou dar de presente. Se escolher usar um pote de conserva ou um baleiro de vidro, você precisará realizar algumas etapas a mais para garantir que a parafina não rache o recipiente. O processo de se fazer velas artesanais é relativamente simples para um artesão iniciante e muito fácil de se customizar de acordo com suas necessidades.

É simples fazer velas usando potes e baleiros de vidro (candle image by Ana Nikoloska from Fotolia.com)

Prepare o vidro

Antes de criar a vela, enquanto derrete a parafina, você precisará preparar o recipiente de vidro. Do contrário, o vidro provavelmente se estilhaçará e virará uma mistura perigosa de vidro quebrado e parafina quente. Ligue o forno a cerca de 65 °C ou 93 °C. Coloque os recipientes em uma assadeira, leve-os ao forno e deixe-os lá por aproximadamente 15 minutos. Não pré-aqueça o forno antes de colocar os recipientes de vidro dentro dele. Retire os vidros usando luvas. Coloque uma gota de cola na parte inferior do pavio e, em seguida, posicione-o no centro do recipiente. Segure-o cuidadosamente acima da borda do vidro conforme derrama a parafina dentro dele.

Loading...

Acrescente a fragrância

Para dar um toque pessoal à vela artesanal, acrescente uma fragrância. Para isso, pingue algumas gotas de sua fragrância favorita na parafina enquanto ela ainda estiver derretendo. Personalize esse aroma de acordo com a ocasião ou o tema. Para um presente de Natal, use perfumes que evoquem o clima da época, como canela, pinheiro ou menta. Se você for dar a vela de presente de aniversário, escolha um cheiro que lembre o aniversariante. Para velas antiestresse, use óleos como jasmim, patchouli ou ylang-ylang. Você também pode misturar até três óleos para criar uma fragrância exclusiva.

Acrescente a cor

Você pode customizar a vela ainda mais deixando a parafina colorida. É importante utilizar um corante específico para parafina e não corante alimentício, pois ele é solúvel em água e não tingirá a vela direito. Similar às fragrâncias, você também pode combinar a cor da vela com a época do ano: vermelho e verde para o Natal, laranja e marrom para o outono, etc. Você também pode colocar elementos decorativos no recipiente de vidro antes de derramar a parafina, como conchas decorativas, miçangas ou bolas de gude.

Personalize o recipiente

Para um toque final, decore o próprio recipiente. Para isso, você pode utilizar fita aramada, miçangas ou paetês, ou até mesmo papel de seda colorido. O ideal é usar cola quente para esse projeto. Também é possível pintar o vidro com tinta têmpera ou canetinhas específicas para esse material. Se você estiver planejando dar a vela de presente, uma ideia é personalizar o recipiente com o nome da pessoa. Além disso, dê também um cartão com uma mensagem personalizada.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...