Ideias de vídeos curtos e engraçados para um projeto no ensino fundamental 2

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por carolina pinho
Ideias de vídeos curtos e engraçados para um projeto no ensino fundamental 2
Os alunos podem fazer os próprios vídeos engraçados (Camcorder image by Edward Stephens from Fotolia.com)

Os adolescentes gostam de atuar, muitas vezes usando uma câmera de vídeo em casa; sendo assim, um projeto de vídeos curtos pode ser a maneira perfeita de acrescentar algo a mais ao trabalho ou à tarefa. Esse tipo de projeto também pode ser usado na escola como uma apresentação, para os alunos terem a oportunidade de mostrarem algo de que gostem ou de se divertirem fingindo terem uma determinada profissão que eles queiram seguir futuramente, por exemplo.

Repórter ou âncora de telejornal

Peça para os alunos inventarem um vídeo de um telejornal dando uma notícia sobre um assunto que eles estejam estudando. Deixe que eles vistam-se como repórteres e faça um cenário. Outra opção é pedir que um aluno entreviste alguém que tenha conhecimento sobre determinado assunto. Em um projeto em grupo, um aluno pode ser o repórter, outros dois podem ser os âncoras e o outro pode ser o entrevistado. Para isso, será necessário escrever um roteiro.

Monólogo ou cena de comédia

Outra sugestão de atividade divertida com vídeos é pedir que cada aluno grave um monólogo ou uma cena engraçada que faça os colegas rirem. Em um projeto em grupo, os alunos podem filmar um vídeo como se fosse um seriado de comédia. Lembre-se de que os softwares de edição de vídeo podem ser muito complicados para alunos do ensino fundamental 2, então, mesmo que eles possam ajudar a determinar o que deve ser mantido e o que deve ser cortado, eles podem precisar de ajuda para fazer a edição e salvar o vídeo em um formato adequado para a exibição na aula ou em outro evento da escola.

Videoclipe

Uma forma engraçada de se abordar um assunto que os alunos estejam estudando é fazer um videoclipe com uma letra que fale sobre o tema com humor. Use uma câmera para gravar os alunos cantando músicas sobre assuntos relacionados ao que eles estão estudando — ou sobre como é ser adolescente. A turma pode votar nos vídeos e o vencedor pode ganhar um prêmio.

Documentário

Peça para os alunos fazerem um documentário de brincadeira examinando a fundo um determinado assunto. Por exemplo, eles podem fazer um documentário engraçado sobre mitos contados na escola, como o que os professores fazem no tempo livre ou quem é a loira do banheiro. Alguns dos temas podem exigir autorização (e bom humor) dos funcionários mencionados.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível