Identificando porcelanas Limoges

Escrito por jonita davis | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Identificando porcelanas Limoges
A porcelana mudou a indústria e Limoges tornou-se sinônimo de porcelana de alta qualidade (porcelain cup image by Fatman73 from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

A porcelana Limoges

Os principais ingredientes na porcelana Limoges são feldspato, caulim e quartzo. Até a descoberta do caulim, a porcelana era considerada uma mistura pastosa e macia. Foi em Limoges, França, que um químico, Johann Friederich Bottger, descobriu uma mistura endurecida de porcelana. A porcelana mudou a indústria e Limoges tornou-se sinônimo de porcelana de alta qualidade. Colecionadores de porcelana Limoges procuram por detalhes específicos quando buscam peças que separem a porcelana Limoges da chinesa.

Procure pelo óbvio

Identificar porcelana Limoges é fácil se você souber os elementos identificadores. Os colecionadores concordam que todas as peças Limoges são pintadas à mão, com o selo de fábrica impresso na parte de baixo, onde também se lê "Limoges, França". Existem diversas fábricas na área, então, não existe um único selo. Todas as caixas Limoges autênticas possuem cobre ou dobradiças com liga de cobre. Limoges é mais do que apenas pratos e xícaras. São porta-joias, jarros, pratos de servir e pratos decorativos, entre outras coisas.

Um olhar mais apurado

Peças Limoges são, normalmente, esmaltadas ou exageradamente esmaltadas. O conteúdo desses desenhos conta muito sobre a peça. Padrões florais são, normalmente, produzidos a partir de transferência. Pequenos desenhos frutais são menos comuns do que grandes desenhos. Pessoas e animais figuram, primariamente, em peças de edição limitada, e é mais provável que sejam pintados à mão, não por transferência. Paisagens são bastante raras e caracterizam uma peça antiga. Peças mais antigas são pintadas à mão, com um dourado de alta qualidade.

Identifique as imitações

Falsos Limoges não são fabricados localmente, mas sim na China. Dessa forma, o selo terá um símbolo identificando a procedência. Esses selos estamparão "República da China", "China" ou "C", próximo ao selo Limoges falso. Também procure por selos Limoges que acompanhem uma região fora de Limoges, França, ou até mesmo fora da França.

Saiba valorizar

No universo Limoges existem centenas e, algumas vezes, milhares de peças diferentes utilizando o selo Limoges e disputando atenção. As peças mais valiosas são aquelas de edição limitada que são pintadas à mão e assinadas por seus criadores. São linhas que vão de 25 à 2500 peças. Quanto menor a linha, mais valiosas as peças. Sinclair é um produtor de peças Limoges conhecido por suas edições raras, e é Faberge. Essas peças possuem um número identificando seu lugar na edição. Antigas peças de família sempre conquistam os maiores valores.

Todas as peças Limoges são produzidas para refletir a fina porcelana. No entanto, nem todas as peças são raras e únicas. Haviland, Legle Legrand Lebouc e Nouvelle de Porcelaine são algumas, conhecidas por sua qualidade de louça para jantar e presente. Apesar de sua produção em massa, são peças bastante caras e conhecidas pelo requinte característico de uma peça Limoges.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível