×
Loading ...

Como identificar acrílico e policarbonato

Atualizado em 17 abril, 2017

O acrílico e o policarbonato são plásticos que possuem suas próprias características e usos específicos baseados nelas. O acrílico é muito mais barato e suporta melhor o calor e a exposição ao clima e luz do sol que o policarbonato. Este último, porém, é muito mais resistente a impactos e é quase impossível de quebrar. Ele é à prova de balas quando usado em camadas espessas o bastante. Os dois plásticos podem parecer muito similares a princípio, mas existem diferenças importantes que fazem com que seja necessário o uso de materiais corretos para o seu projeto. Existem diversas maneiras de determinar se o seu plástico é acrílico ou policarbonato.

Instruções

A maioria dos aquários são feitos de plástico acrílico (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Tente flexionar o plástico. Em temperaturas normais, o acrílico não é flexível. O policarbonato é um pouco dobrável na maioria das espessuras menores que 2,5 cm.

    Loading...
  2. Verifique a claridade; o acrílico é mais claro que o policarbonato e pode ser polido com calor ou com verniz para carros. O policarbonato amarela ao longo do tempo quando exposto à luz do sol e o acrílico não. Qualquer amarelamento indica que o plástico é policarbonato.

  3. Aplique altas temperaturas a uma seção do plástico com um maçarico MAPP. Se o plástico clarear imediatamente como se tivesse sido polido, ele é acrílico. Não mantenha o calor em só lugar por mais de alguns segundos, pois ele pode danificar o plástico.

  4. Raspe um pedaço afiado de metal contra uma área discreta do plástico. O policarbonato vai arranhar muito mais facilmente que o acrílico.

  5. Coloque uma ponta do plástico sobrando na borda de uma mesa e segure a outra ponta com sua mão e bata na ponta com o martelo. Se ele quebrar ou rachar, o material é acrílico; se ele flexionar e se manter sólido, ele é policarbonato.

Loading...

O que você precisa

  • Maçarico MAPP
  • Objeto metálico afiado
  • Martelo

Referências

Loading ...
Loading ...