Como identificar algodão, lã, acetato, seda e poliéster

A identificação de um tecido apenas pela aparência nem sempre é fácil

Fabric image by cacheman from Fotolia.com

Identificar o tecido de uma peça de roupa é fundamental para o uso adequado, cuidados, manutenção e remoção de manchas do tecido, mas nem sempre é possível diferenciar um tecido de outro pela textura, espessura ou aparência. Seus diferentes tipos variam bastante, mesmo quando feitos da mesma fibra. Por exemplo, produtos de tecido de algodão vão desde lona de vela pesada até organdi fino e belbute aveludado. A identificação do tecido pode ser tornar mais confusa devido à abundância de tecidos mistos.

Step 1

Confira o teor de fibra na etiqueta da peça. Ela fornece informações sobre o material usado, incluindo a porcentagem em massa de fibras. Verifique se existem marcas especiais ou selos, uma vez que eles também podem identificar certas fibras, como lã ou algodão. Etiquetas de advertência fornecem instruções de uso e cuidados e podem dar dicas sobre o conteúdo de fibras de um tecido caso essa informação não esteja presente.

Step 2

Verifique se há sinais de danos causados por besouros de tapete ou traças de roupa, uma vez que essas pragas se alimentam de lã ou seda. Teias e restos de pele de larvas são alguns dos sinais de infestação. Cupins podem se alimentar de tecidos de acetato, porque eles são feitos a partir de celulose ou de fibras de madeira.

Step 3

Compare o tempo de absorção e de secagem dos tecidos. Por exemplo, o algodão é absorvente porém lento a secar, enquanto a seda é altamente absorvente e seca rapidamente.

Step 4

Realize um teste químico. Um decompositor de fibras dissolve fibras vegetais, tais como o algodão, enquanto o acetato é dissolvido na acetona.

Step 5

Realize um teste de queimadura. As fibras vegetais de algodão queimam constantemente ou carbonizam-se, criando uma cinza macia, suave e quebradiça, preta ou cinza e deixando um aroma de papel queimado. As fibras de proteína de lã são resistentes ao fogo. Elas queimam rapidamente e carbonizam-se, soltando um cheiro de cabelo queimado produzindo uma cinza com coloração escura irregular. Acetato sintético queima e derrete simultaneamente; pingando uma chama que pode ser difícil de apagar. Ele produz um odor de vinagre ou de madeira queimando e uma cinza dura, preta e irregular. As fibras de proteína de seda queimam facilmente, por pouco tempo e carbonizam-se. Produzem um cheiro de cabelo queimado e derretem criando uma pérola de cinzas macia e preta. Se o material é de seda pesada, a queima produz uma cinza em rede. O poliéster artificial queima rapidamente liberando um aroma químico e derrete, formando um disco redondo e duro como uma pérola negra em vez de cinzas. O polímero -- criado a partir de petróleo, carvão, ar e água -- derrete e queima simultaneamente e faz uma fumaça negra.

eHow Brasil
×