Mais
×

Como identificar aproveitadores em relacionamentos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Aproveitador ou "galinha" é uma gíria usada para descrever manipuladores habilidosos que, com boa lábia chegam ao coração de alguém, gerando muitas decepções no processo. Um aproveitador pode dizer "Eu tenho uma sensação de que já a conheço há muito tempo", "Eu sabia que não poderia deixar coisas tão boas irem embora" e "Eu nunca me senti da maneira que me sinto agora". Contudo, esse tipo de conquistador é de muita conversa e pouca ação. Importam-se apenas consigo mesmos, e é por isso que saber identificá-los poderá proteger você e o seu coração.

Instruções

Os aproveitadores são bons em fazer você flutuar, mas é melhor manter os pés no chão (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Determine se sua nova expectativa de relacionamento fala com franqueza ou se apenas diz o que você quer ouvir. Lembre-se: se soa muito bom para ser verdade, provavelmente não é. Mantenha "a guarda" ao lidar com comportamentos questionáveis.

    Os aproveitadores saberão exatamente o que dizer para ganhar sua confiança (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  2. Faça uma limpeza nos seus perfis na internet. Revelar muito de você e da sua vida pessoal nas redes sociais ajudará os aproveitadores a saberem exatamente o que dizer para "ganhar" você. As redes sociais permitem que as pessoas se reinventem ou inventem personalidades diferentes da sua real natureza. Evite colocar qualquer um em um pedestal que não mereça.

    Tenha cuidado de não revelar muito de você nas redes sociais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. Preste atenção ao número de desculpas que essas pessoas podem dar para faltar a compromissos. Ações falam mais que palavras, e marcar vários encontros sem o comprometimento devido é um indício de uma pessoa oportunista. A conveniência é o lema do aproveitador — na falta dela, você será removida da lista de interesses, e ele sumirá da sua vida.

    Não seja usada por um aproveitador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Evite as pessoas que se neguem a ligar para você. Comunicar-se apenas por mensagens é um indício claro de que essa pessoa não quer envolvimento e compromisso. Se ele for evasivo e ficar longos períodos sem manter contato, pode estar dando sinais de que só quer manter você na reserva. Desconfie se receber inúmeras mensagens em um único dia, e depois passarem-se dias sem sinal de vida. Evite ficar na mão de aproveitadores, sentindo-se insegura na relação. Comportamentos desatenciosos e decepções são tudo que um aproveitador poderá trazer para um relacionamento.

    Mensagem de texto é uma forma insuficiente de comunicação em um relacionamento (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  5. Identifique comportamentos desonestos e não confiáveis seguindo seus instintos. Seja cuidadosa e não coloque muitas expectativas em um primeiro encontro. Se você precisa pensar e se perguntar se aquela pessoa é a melhor para você, na maioria dos casos, ela não é. O interesse verdadeiro é seguido do esforço genuíno de seguir com a relação.

    Os aproveitadores são notáveis na arte de se tornarem inacessíveis (Leonard Mc Lane/Digital Vision/Getty Images)
  6. Entenda que certos empregos, como um advogado de alto escalão, um agente especial ou mesmo um chef executivo, provavelmente irão demorar para responder suas chamadas. Contudo, ninguém estará tão ocupado que não possa mandar ao menos uma mensagem durante o dia. Não ser capaz de esforços mínimos significa que a pessoa não está a fim de você, o que na verdade é uma dádiva disfarçada, não é mesmo?

    Os aproveitadores são criativos e enganadores, mas seus jogos podem finalmente se voltar contra eles mesmos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  7. Tome cuidado se ele avançar muito rápido. Os aproveitadores possuem seus vícios, e, a menos que você queira participar do jogo do gato e do rato, não caia em conversas fáceis e vazias de significado. Valorize-se e não deixe que pessoas roubem sua autoestima ou sua crença no amor.

    Aprenda a evitar aproveitadores (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Aviso

  • Não se surpreenda se um aproveitar tornar-se defensivo caso você acuse suas maneiras desonestas. A verdade dói.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article